Domingo, 28 Abril 2024

Política

Vereadores apontam necessidade de apoio psicológico nas escolas

Política

Vereadores apontam necessidade de apoio psicológico nas escolas

Após ataque em escola, parlamentares da região citam necessidade de acompanhamento dos alunos 

Após os ataques, vereador Allan Miranda enviou ofício para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri para solicitar a colocação de um GCM em cada escola da cidade (Foto: MICHELA BRÍGIDA/ARQUIVO FOLHA DE ALPHAVILLE)

Na quarta-feira (5), uma tragédia voltou a consternar o país, com o ataque ocorrido na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), que resultou na morte de quatro crianças e deixou outras quatro feridas.

Na terça-feira (4), durante a sessão das Câmaras da região, repercutiu o ataque realizado por um adolescente a uma escola da zona oeste de São Paulo, na semana anterior, que resultou na morte de uma professora.

Sobre o episódio na escola da capital paulista, parlamentares de Barueri e de Santana de Parnaíba enfatizaram a necessidade de acompanhamento psicológico dos alunos, uma maior atenção dos pais e até a atual grade curricular, como questões que devem ser observadas para evitar novos incidentes.

Em Parnaíba, o vereador Silvinho Filho (PSD) apresentou um projeto de lei, que visa criar um Programa Municipal de Assistência à Saúde Física e Psicológica dos estudantes da rede municipal. "É importante que esses jovens tenham acesso à assistência pública, à saúde psicológica adequada, muitas vezes negligenciada e subfinanciada, causando consequências graves no futuro", afirmou o parlamentar.

O tom foi semelhante ao de vereadores em Barueri, que discutiram o tema. Quem chamou a atenção para o assunto foi Rafa Carvalho (União), que já havia feito indicação para esse apoio nas escolas.

"Entrei com uma indicação de colocar psicólogos nas escolas para identificar esses jovens que precisam de um apoio mais adequado. Às vezes, ele está sofrendo algum transtorno dentro do seu lar e se torna uma pessoa agressiva", afirmou.

Os parlamentares citaram o papel dos pais em acompanhar os filhos e também os riscos de transferir a responsabilidade dos cuidados, bem como o uso excessivo do celular, onde há grupos em que se espalham mensagens de apoio a atos criminosos.

"É o momento que temos de repensar sim, porque a tecnologia tomou conta das nossas crianças", afirmou Cris da Maternal (PSDB), que também é educadora. "Às vezes, a mãe tão atarefada dá o celular para correr preparar o jantar. Agora temos que vigiar. A responsabilidade não é somente da escola, mas da família junto com a escola".

"A assistência social tem que fazer um trabalho com os pais", disse o vereador José de Melo (Republicanos).

Allan Miranda (PSDB) enviou um ofício para a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri para solicitar a colocação de um GCM em cada escola da cidade. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/