Domingo, 14 Agosto 2022

Política

TSE lança ferramenta para denúncias contra fake news

Política

TSE lança ferramenta para denúncias contra fake news

Ação permite que qualquer pessoa comunique à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas

Ação permite que qualquer pessoa comunique à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas. (Foto: Divulgação)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou nesta semana um espaço para denúncias contra desinformação. Chamado de Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, a ferramenta permite que qualquer pessoa comunique à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro.

Para tentar minimizar o impacto da desinformação na disputa, o tribunal mantém acordos com as plataformas digitais Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify. No entanto, ainda há receio do potencial das fakes este ano.

Pelo Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, será possível comunicar também o uso de contas falsas que utilizem a imagem da Justiça Eleitoral para compartilhar materiais enganosos e denúncias de ameaças às seções eleitorais, cartórios ou prédios da Justiça Eleitoral.

No caso de infrações eleitorais relacionadas à propaganda eleitoral ou mensagens desinformativas contra candidaturas deverão ser reportadas no aplicativo Pardal, que também já está disponível para download na Google Play e na Apple Store. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/