Quinta, 28 Março 2024

Política

Transportes modais na região são destaque em Plano de Doria

Política

Transportes modais na região são destaque em Plano de Doria

Em 26 de março, minuta do Projeto de Lei deve ser aprovada e encaminhada para a Assembleia 

População pede mais opções de ônibus interligadas as estações de trem (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

No dia 26 de março, deve ser apresentada a versão final do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que será usado pela gestão do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), para planejar as ações do território metropolitano. Na sequência, seguirá para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O documento, que começou a ser elaborado em 2015, com a participação de representantes da sociedade civil e dos governos federal, estadual e municipais, contém princípios, objetivos e diretrizes para projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e ordenamento territorial da região.

Segundo consulta realizada pela reportagem na quarta-feira (27), junto ao site da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), do eixo Mobilidade, Transporte e Logística, que esteve à frente da elaboração do Plano, a população de Barueri e Santana de Parnaíba enviaram pedidos para serem contemplados no PDUI. A UNIP Alphaville, em Santana de Parnaíba, sugeriu utilizar o Rio Tietê para transporte de carga por meio de balsa, além da implantação de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) integrado com a estação ferroviária de Carapicuíba até a Alameda Tocantins.

Integração
A instituição também solicita a criação de rede ciclo viária junto as estações de trens e terminais de ônibus e um bilhete metropolitano integrado. A população parnaibana pede mais transporte (principalmente nos bairros mais afastados da área central) e acesso integrado com as estações de trens, além das empresas de ônibus que atuam na cidade passarem a abrir a porta do meio dos coletivos para o desembarque dos passageiros.

Em Barueri, a solicitação se refere a restrição da circulação de caminhões. O pedido é discutido com frequência nas redes sociais, em grupos de moradores. Todos os dias há reclamações sobre o trânsito caótico na cidade, na região de Alphaville/ Tamboré. A restrição é vista como um fator contribuinte para melhorar o tráfego na região.

Avaliação
De acordo com o secretário de desenvolvimento Regional, Marco Vinholi (PSDB), todas s contribuições estão sendo avaliadas. "Vamos posicionar na versão final, provavelmente em 26 de março", falou. "Temos vários desafios à frente. O governador João Doria tem no municipalismo uma de suas bandeiras. Por meio de soluções compartilhadas, em parceria com as cidades das regiões metropolitanas, vamos planejar e decidir a melhor aplicação dos recursos em favor do bem comum. A RMSP será o primeiro PDUI a ser concluído e certamente será referência para o país", explicou Vinholi.

BRT Alphaville-Cajamar
O projeto do Corredor BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, sistema rápido de ônibus, que ligaria Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar, discutido há anos, segue incerto. Procurada pela reportagem, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) informou que o BRT Metropolitano Alphaville – Cajamar teve seu projeto funcional revisado em 2015 para o trecho Cajamar – Santana de Parnaíba, porém não houve a retomada dos estudos para o percurso de Santana de Parnaíba a Barueri em função das restrições orçamentárias do Governo do Estado. A assessoria de imprensa do Estado não retornou até o fechamento da edição. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/