O prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PSDB), tem até essa sexta (18) para entrar com recurso no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) sobre a rejeição de suas contas de 2018, quando era presidente da Câmara Municipal.
Se após esta etapa a decisão for mantida pelo TCE, Tonho passa a ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ou seja, torna-se inelegível para uma futura disputa eleitoral, entre elas, a eleição de 2024, quando poderia concorrer à reeleição para prefeito. Em dezembro de 2021, o TCE rejeitou as contas de 2018 da Câmara, apontando, entre as irregularidades, a utilização indevida dos veículos oficiais.
Segundo o processo, foi constatada a "utilização dos veículos oficiais pelos vereadores durante finais de semana e feriados nacionais, sem justificativas que demonstrem o interesse público envolvido nos deslocamentos". Além disso, também foram apontados gastos excessivos com combustíveis, sem justificativa.
Cabe recurso
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Dosimetria
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Corrida eleitoral
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Eleições
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Tarifaço
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
Política
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
Política
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Política
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
Política
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro