São Paulo | 15ºC
Qui, 17 de Setembro
Eleições 2024

Título de eleitor digital: é preciso baixar ou atualizar o e-Título até sábado (5)

e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e um documento com foto para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico

02 out 2024 - 08h08   atualizado em 02/12/2025 às 09h54
Título de eleitor digital: é preciso baixar ou atualizar o e-Título até sábado (5) O documento eletrônico não é emitido no dia da votação. (Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O prazo para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título, necessário para votar no primeiro turno das eleições de 2024, encerra-se neste sábado (5). Para quem precisar do app no segundo turno, em cidades onde a disputa se estender, a atualização deve ser feita até 26 de outubro. Vale destacar que o documento eletrônico não é emitido no dia da votação.

O e-Título pode substituir o título de eleitor impresso e um documento com foto para aqueles que já realizaram o cadastramento biométrico, tendo a imagem registrada no perfil do aplicativo.

Caso o eleitor não tenha foto cadastrada no app, ainda será possível votar mediante apresentação de documentos como RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei.

Diferentemente do app, o título de eleitor impresso, por não conter foto, não permite a votação sem a apresentação de um documento oficial com imagem.

Além de ser utilizado para a votação, o e-Título oferece outros serviços, como consulta ao local de votação, justificativa de ausência nas eleições e emissão de documentos relacionados à Justiça Eleitoral.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 46 milhões de eleitores já possuem contas cadastradas no aplicativo.

Como utilizar o e-Título

O e-Título está disponível gratuitamente para download em dispositivos Android e iPhone. Para começar a usá-lo, basta seguir o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo em seu celular e clique em "Começar no e-Título".
  • Selecione a caixa ao lado de "Li e concordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade" e clique em "Continuar".
  • O app perguntará se você deseja receber notificações. Caso concorde, clique em "Habilitar" e permita as notificações no celular.
  • Insira os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e do pai.
  • Clique em "Entrar no e-Título" e confirme outras informações que serão apresentadas, como local de votação, telefone e profissão.
  • Defina uma senha e clique em "Confirmar" – o aplicativo pode solicitar a criação de uma nova senha, caso a anterior esteja desatualizada.

Em alguns casos, o e-Título poderá solicitar uma verificação por selfie. Se isso ocorrer, leia o termo de ciência e siga as instruções para capturar a foto. O app também oferece a opção de habilitar o acesso por digital, se o usuário assim desejar. 

Leia Também
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Imbróglio STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Inelegível Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Primeira-Dama Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
Discurso Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
Impedimento STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
PESQUISA 45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
Pleito Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
Sessão histórica STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Acesso aos autos PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Mais Lidas
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Meu tempo Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
Policiamento PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1