Sexta, 26 Abril 2024

Política

Siglas devem rever estratégias para 2020 com fim de coligações

Política

Siglas devem rever estratégias para 2020 com fim de coligações

Nova legislação impede que as legendas se unam para disputar vagas de vereador  

Objetivo do fim das coligações é combater fragmentação de siglas e “efeito Tiririca”. (Foto: Governo do Estado)

A entrada em vigor da proibição de coligações nas eleições municipais deste ano deve forçar os dirigentes partidários a reverem suas estratégias na Região Oeste. Aprovada em meio à Reforma Política do governo Temer, em 2017, a nova legislação impede que as siglas se unam para disputar vagas de vereador e deputado. 

Na prática, os partidos concorrerão diretamente entre si, sem a possibilidade de alianças. Isso deve desestimular os candidatos a disputarem eleições em partidos pequenos e fortalecer legendas mais organizadas. 

Para o presidente do PSDB do Estado de São Paulo, Marcos Vinholi, o fim das coligações "vai favorecer quem se preparar melhor". Os tucanos vão investir em candidaturas próprias para fortalecer as chapas de vereador. "Dessa forma teremos chapas competitivas e a consequente eleição de vereadores e prefeitos", afrma o dirigente. 

O objetivo do fim das coligações é combater a fragmentação partidária, além de impedir que candidatos com votações expressivas ajudem a eleger colegas com poucos votos - o chamado "efeito Tiririca", que cria uma distorção na representatividade política. 

Na Câmara de Santana de Parnaíba, por exemplo, há 11 siglas representadas por meio de apenas 17 vereadores. O mesmo fenômeno pode ser observado na Casa Legislativa de Barueri, onde 21 parlamentares se dividem entre 13 partidos. 

"O fim das coligações está modernizando a política", avalia o vereador Carlinhos do Açougue, vice-presidente do DEM em Barueri. "Só vai participar da eleição quem quer disputar um processo democrático", afrma. 

As listas de candidatos de cada partido serão definidas até o início da campanha eleitoral, no meio do ano. Até lá, deve aumentar a movimentação para troca de siglas. "Vamos estar de portas abertas para uma boa composição do partido", diz Carlinhos. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/