Sexta, 26 Abril 2024

Política

Sem definição de sucessor, Elvis Cezar filia secretários no PSDB

Política

Sem definição de sucessor, Elvis Cezar filia secretários no PSDB

Entre os nomes estão os responsáveis pelas pastas de Educação, Casa Civil, Obras e Serviços

Elvis está em seu segundo mandato consecutivo e não pode concorrer à reeleição (Michela Brígida/ Folha de Alphaville)

Os interessados em disputar cargos de vereadores ou prefeitos nas eleições de 2020 têm até abril para se filiarem ao partido e garantir a vaga na corrida eleitoral, que está prevista para outubro. Na região, o cenário em Santana de Parnaíba para o cargo majoritário permanece indefinido. O nome de quem concorrerá a vaga pelo PSDB será escolhido pelo grupo político do atual prefeito da cidade, Elvis Cezar (PSDB), segundo o presidente estadual da sigla e secretário de Desenvolvimento Regional do Governo Doria, Marco Vinholi.

Elvis, que não pode disputar a reeleição por já estar em seu segundo mandato consecutivo, diz que há muitos interessados, respeita todos, mas ainda não definiu. Apesar disso, falou à Folha de Alphaville que o nome indicado deveria partir de sua própria gestão, do seu grupo de trabalho.

Em consulta junto ao PSDB, a reportagem constatou a recente filiação de secretários do gestor. Entre os nomes estão o secretário de Obras, Evandro Barros Fernandes; o responsável pela pasta de Educação, Clecius Wanderley Romagnoli dos Santos; Hélio de Souza, secretário da Casa Civil e Mario Cesar da Silva, secretário de Serviços Municipais.


A adesão recente pode sinalizar uma possível escolha do prefeito entre os filiados. Elvis afirmou que todos são bons nomes. "É normal que se filiem ao nosso partido, porque é um fortalecimento. A legenda cresceu muito na cidade", contou sem dar detalhes.Porém, existem outros nomes há mais tempo na legenda, como o do próprio irmão do prefeito, Wesley Leonardo Cezar (desde 2011), do secretário de Assistência Social, Fábio Mendonça; do atual vice-prefeito, Oswaldo Borrelli e do deputado estadual Cezar, ex-prefeito da cidade e pai de Elvis.

Bastidores

Apesar de conversas de bastidores darem conta de que o deputado estadual Cezar, pai de Elvis, concorreria na chapa como vice-prefeito, o advogado especialista em direito eleitoral, Alberto Rollo, diz que não é possível. "O prefeito não pode indicar ninguém que tenha parentesco até o 2º grau, o que ocorreria em inelegibilidade de acordo com a legislação eleitoral. O pai não pode, o irmão não pode, o cunhado não pode, se o prefeito já estiver no segundo mandato. Se estiver no primeiro mandato, tem precedente do TSE que diz que pode, mas o prefeito teria que renunciar 6 meses antes da eleição", explicou.


Elvis foi eleito em uma eleição suplementar no ano de 2013, quando ocupava o cargo de presidente da Câmara, após seu pai, Cezar perder o mandato.


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/