Domingo, 28 Abril 2024

Política

Se confirmar pré-candidatura, Fabião terá desafio inédito em décadas

Política

Se confirmar pré-candidatura, Fabião terá desafio inédito em décadas

Há 40 anos, nenhum vereador deixa a Câmara Municipal e conseguiu vencer a prefeitura  

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Nome que tem surgido como possível candidato à terceira via nas eleições de 2024, o vereador Fabião (PSDB) enfrentará um desafio inédito em 40 anos e terá que quebrar uma barreira que praticamente nenhum vereador tentou nos últimos anos.

Em uma das cidades com o poder mais concentrado nas últimas décadas, com o grupo do prefeito Rubens Furlan (PSB) à frente desde 1982, apenas um político deixou a Câmara Municipal para disputar a prefeitura desde os anos 2000 - e teve pouco sucesso.

O cenário é diferente de outras cidades da região, como Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, que tiveram vereadores eleitos prefeitos nos últimos anos. No caso barueriense, por sinal, o último político a deixar o legislativo para conquistar a prefeitura foi o próprio Furlan há quatro décadas.

Fabião ainda não confirmou a pré-candidatura, mas tem feito questão de deixar em aberto que pode ser um dos concorrentes, o que já levou à discussão com outros colegas da Casa da base do prefeito.

Recentemente, comemorou na tribuna ter aparecido em terceiro em uma pesquisa eleitoral. Ao mesmo tempo, ressalta que foi fiel a Furlan ao longo do mandato.

O atual prefeito pretende lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB), enquanto o principal adversário potencial é o ex-prefeito Gil Arantes (União), que tem articulado a formação de um grupo para a disputa desde o ano passado.

Mudança

No caso de Fabião, ele já indicou que irá para o MDB para disputar as eleições do próximo ano e diz que a decisão sobre uma eventual candidatura será em fevereiro.

A última vez que um legislador disputou a prefeitura foi em 2016, quando Saulo Góes concorreu pelo PSOL e obteve 11% dos votos, no ano em que Furlan voltou à prefeitura com 84% dos eleitores. Essa eleição, inclusive, mostra o desafio para alguém que quer deixar a Câmara e entrar na eleição.

Na época, Saulo teve de trocar várias vezes de partido, pois uma a uma as legendas foram aderindo a Furlan. Vários políticos desistiram de concorrer na época. No fim, Saulo encontrou guarida. apenas no PSOL, partido de esquerda, diferente da sigla pela qual ele havia sido eleito vereador, o Republicanos. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/