Quinta, 28 Março 2024

Política

Região Oeste ganha uma Arena Barueri em novos eleitores em quatro anos

Política

Região Oeste ganha uma Arena Barueri em novos eleitores em quatro anos

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), região ganhou 33 mil novos eleitores

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), região ganhou 33 mil novos eleitores. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em um intervalo de apenas quatro anos, a Região Oeste ganhou 33 mil novos eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números são do período entre abril de 2016 e abril deste ano. 

Cidade com o maior eleitorado, Osasco teve uma alta tímida, subindo de 564,7 mil para 567,9 mil eleitores nos últimos quatro anos. Já Barueri pulou de 243,7 mil para 260,9 mil no período, enquanto Santana de Parnaíba registrou um salto de 77,5 mil para 91,9 mil. 

Carapicuíba hoje tem 291,8 mil pessoas aptas a votar, de acordo com as informações do tribunal, ao passo em que Itapevi chegou a 153,6 mil, contra 145,8 mil em abril de 2016. Jandira, por outro lado, destoa das cidades vizinhas: foi o único município com queda, saindo de 76,9 mil eleitores há quatro anos para 59,1 mil no mês passado. 

Para se ter uma dimensão do avanço, os 31 mil novos votantes seriam suficientes para lotar a Arena Barueri. Se todo esse contingente poderá exercer efetivamente o direito ao voto em outubro, porém, ainda é uma questão em aberto. 

Na terça-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que também é vice-presidente do TSE, falou sobre a possibilidade de adiar o pleito de outubro por causa da pandemia de Covid-19. 

"Embora exista possibilidade real de adiamento das eleições, nada foi decidido ainda. Tenho afirmado que, em junho, com base em dados médicos e sanitários, teremos um quadro definido. Se necessário adiar, o TSE fará interlocução com o Congresso", escreveu Barroso no Twitter. 

Uma pesquisa CNT/ MDA divulgada também na terça (12) mostra que a população vê com bons olhos a eventual postergação do pleito, que é aprovada por 62,5% dos brasileiros, contra 30,4% que se disseram contrários à alteração do calendário eleitoral. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/