São Paulo | 16ºC
Sex, 31 de Julho
Política

Região ganha 90 mil eleitores em quatro anos; Santana de Parnaíba tem maior alta

Número de novos votantes aumentou 18% na cidade parnaibana e 10% em Barueri 

01 jul 2022 - 08h55   atualizado em 02/12/2025 às 09h47
Região ganha 90 mil eleitores em quatro anos; Santana de Parnaíba tem maior alta b2ap3_medium_poltica

A busca de deputados pela reeleição e de pré-candidatos que tentarão pela primeira vez uma vaga nos legislativos federal e estadual terá um acréscimo de mais de 90 mil novos eleitores na região oeste da Grande São Paulo.

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que nas cidades houve um crescimento de 5% chegando aos 1,7 milhão de pessoas aptas a votar. Boa parte do crescimento ocorreu nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba.

O número de novos votantes seria suficiente para garantir mais um parlamentar tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa - mas num caso hipotético já que a votação não funciona de forma uniforme e depende do quociente eleitoral (a votação de cada partido).

Em números absolutos, Barueri foi a cidade que teve mais novos eleitores registrados pela Justiça Eleitoral na comparação com outras oito cidades. O município administrado por Rubens Furlan (PSDB) registrou 27 mil novos títulos eleitorais na comparação com outubro de 2018 e chegou a 279 mil eleitores em maio deste ano.

A cidade tem como deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que disputará este ano uma vaga para a Assembleia Legislativa.

Maio foi o último mês para regularização do título de eleitor para quem fosse votar este ano. Os dados são uma prévia e a Justiça Eleitoral ainda irá divulgar oficialmente as informações sobre as eleições de 2022 no mês de julho. Porém, já sinalizam o peso da cidade na disputa.

No caso de Santana de Parnaíba, a cidade que tem como prefeito Marcos Tonho (PDT) chegou aos 100 mil eleitores e registrou a maior alta proporcional - 18% a mais do que há quatro anos.

Neste ano, o acréscimo também interessa ao pré-candidato ao governo do estado Elvis Cezar (PDT), ex-prefeito da cidade, assim como ao seu pai, o deputado estadual Marmo Cezar (PDT), que também é pré-candidato à reeleição.

Maiores eleitorados

Apesar do crescimento, a disputa pela vaga de deputado estadual e federal costuma depender das demais cidades, tanto da região quanto do interior, em especial as com maiores eleitorados. É o caso, por exemplo, de Osasco, onde o número de eleitores chegou aos 587 mil, e Carapicuíba, com 300 mil pessoas aptas a votar.

No fim de semana, por exemplo, Bruna participou de um ato em Carapicuíba, com a presença do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e ao lado do prefeito Marcos Neves (PSDB).

Na cidade ela deve dobrar com nomes da cidade, assim como em outros municípios da região.

No caso de Osasco, o prefeito Rogerio Lins (Podemos) também sinalizou apoio a nomes de Barueri e de Santana de Parnaíba, mas deve focar o apoio em nomes da cidade como o ex-secretário Gerson Pessoa e o presidente da Câmara Ribamar Silva (PSD). 

Leia Também
Eleitor sem biometria poderá votar normalmente nas eleições de 2026
Cidadania Eleitor sem biometria poderá votar normalmente nas eleições de 2026
Dino intima Congresso e questiona como parlamentares serão punidos por desvios nas emendas
Transparência Dino intima Congresso e questiona como parlamentares serão punidos por desvios nas emendas
Rumores apontam a exoneração do secretário de Negócios Jurídicos de Barueri
BASTIDORES Rumores apontam a exoneração do secretário de Negócios Jurídicos de Barueri
Tarcísio lidera contra Haddad em cenários de 1º e 2º turnos em SP, aponta Genial/Quaest
Pesquisa eleitoral Tarcísio lidera contra Haddad em cenários de 1º e 2º turnos em SP, aponta Genial/Quaest
Governo de São Paulo adia início do pedágio free-flow nas rodovias Anchieta e Imigrantes
Estradas Governo de São Paulo adia início do pedágio free-flow nas rodovias Anchieta e Imigrantes
Maioria vê tarifaço de Trump como tentativa de favorecer Flávio Bolsonaro, diz DataFolha
Eleições Maioria vê tarifaço de Trump como tentativa de favorecer Flávio Bolsonaro, diz DataFolha
Decretos sobre big techs estão em vigor
Segurança digital Decretos sobre big techs estão em vigor
Furlan anuncia apoio a Bruna Furlan e Igor Soares para eleições de 2026
Política regional Furlan anuncia apoio a Bruna Furlan e Igor Soares para eleições de 2026
Tarifaço de 25% sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta (22)
Está valendo Tarifaço de 25% sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta (22)
PF encerra processo e decide demitir Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Perda de mandato PF encerra processo e decide demitir Eduardo Bolsonaro por abandono de cargo
Mais Lidas
Tamboré terá novo retorno para acesso à Castello Branco
Viário Tamboré terá novo retorno para acesso à Castello Branco
Bacio di Latte lança Affogato e aposta em clássico da culinária italiana
Gastronomia Bacio di Latte lança Affogato e aposta em clássico da culinária italiana
Churrascada chega a Alphaville com novo conceito no Shopping Tamboré
Novidade gastronômica Churrascada chega a Alphaville com novo conceito no Shopping Tamboré
Concessionária de luxo Gatti Veículos é alvo da PF por esquema de R$ 1 bilhão
Polícia Federal Concessionária de luxo Gatti Veículos é alvo da PF por esquema de R$ 1 bilhão