Quarta, 24 Abril 2024

Política

Região ganha 90 mil eleitores em quatro anos; Santana de Parnaíba tem maior alta

Política

Região ganha 90 mil eleitores em quatro anos; Santana de Parnaíba tem maior alta

Número de novos votantes aumentou 18% na cidade parnaibana e 10% em Barueri 

A busca de deputados pela reeleição e de pré-candidatos que tentarão pela primeira vez uma vaga nos legislativos federal e estadual terá um acréscimo de mais de 90 mil novos eleitores na região oeste da Grande São Paulo.

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que nas cidades houve um crescimento de 5% chegando aos 1,7 milhão de pessoas aptas a votar. Boa parte do crescimento ocorreu nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba.

O número de novos votantes seria suficiente para garantir mais um parlamentar tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa - mas num caso hipotético já que a votação não funciona de forma uniforme e depende do quociente eleitoral (a votação de cada partido).

Em números absolutos, Barueri foi a cidade que teve mais novos eleitores registrados pela Justiça Eleitoral na comparação com outras oito cidades. O município administrado por Rubens Furlan (PSDB) registrou 27 mil novos títulos eleitorais na comparação com outubro de 2018 e chegou a 279 mil eleitores em maio deste ano.

A cidade tem como deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que disputará este ano uma vaga para a Assembleia Legislativa.

Maio foi o último mês para regularização do título de eleitor para quem fosse votar este ano. Os dados são uma prévia e a Justiça Eleitoral ainda irá divulgar oficialmente as informações sobre as eleições de 2022 no mês de julho. Porém, já sinalizam o peso da cidade na disputa.

No caso de Santana de Parnaíba, a cidade que tem como prefeito Marcos Tonho (PDT) chegou aos 100 mil eleitores e registrou a maior alta proporcional - 18% a mais do que há quatro anos.

Neste ano, o acréscimo também interessa ao pré-candidato ao governo do estado Elvis Cezar (PDT), ex-prefeito da cidade, assim como ao seu pai, o deputado estadual Marmo Cezar (PDT), que também é pré-candidato à reeleição.

Maiores eleitorados

Apesar do crescimento, a disputa pela vaga de deputado estadual e federal costuma depender das demais cidades, tanto da região quanto do interior, em especial as com maiores eleitorados. É o caso, por exemplo, de Osasco, onde o número de eleitores chegou aos 587 mil, e Carapicuíba, com 300 mil pessoas aptas a votar.

No fim de semana, por exemplo, Bruna participou de um ato em Carapicuíba, com a presença do governador Rodrigo Garcia (PSDB) e ao lado do prefeito Marcos Neves (PSDB).

Na cidade ela deve dobrar com nomes da cidade, assim como em outros municípios da região.

No caso de Osasco, o prefeito Rogerio Lins (Podemos) também sinalizou apoio a nomes de Barueri e de Santana de Parnaíba, mas deve focar o apoio em nomes da cidade como o ex-secretário Gerson Pessoa e o presidente da Câmara Ribamar Silva (PSD). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/