Sexta, 26 Abril 2024

Política

Presidente da Câmara de Santana de Parnaíba quer plano de carreira

Política

Presidente da Câmara de Santana de Parnaíba quer plano de carreira

O vereador Evanilson Martins projeta ainda intranet, acessibilidade e escola do parlamento no legislativo 

O vereador pretende ainda deixar a Casa mais acessível para portadores de deficiência (Rodrigo Albertini/Folha de Alphaville)

Câmara Municipal de Santana de Parnaíba retomará as sessões em 5 de fevereiro e, para o primeiro semestre, o presidente eleito Evanilson Martins (PHS) projeta mudanças na Casa. Em entrevista exclusiva à Folha de Alphaville, o parlamentar, da base do prefeito da cidade, Elvis Cezar (PSDB), contou que quer implantar um plano de carreira para os funcionários do legislativo. "Uma das prioridades é a reforma administrativa, com plano de carreira. É uma reivindicação antiga dos funcionários", contou.

Para agilizar os processos no legislativo, eliminar a burocracia e deixar a comunicação mais transparente, o presidente disse que vai implantar sistema intranet. "O objetivo é melhorar o fluxo de dados, gerar economia de papeis e deixar as informações mais transparentes" falou o vereador. Evanilson, que é deficiente físico, pretende ainda tornar a Câmara mais acessível. Entre as mudanças, a colocação de piso tátil, prática de braile e libras.

Escola do Parlamento
Com o intuito de 'provocar' interesse político nos jovens, Evanilson pretende implamtar a "Escola do Parlamento". " A ideia é fazer com que a sociedade seja mais participativa com a Câmara Municipal. Queremos trazer os jovens para participar mais. Vemos uma monotonia dentro da Câmara. Os jovens precisam se interessar mais por política", ressaltou. Serão realizadas visitas monitoradas na Casa, para que os participantes conheçam na prática o trabalho dos parlamentares e o funcionamento do legislativo.

Esta também é uma forma de preparar os futuros políticos da região, segundo o presidente. "Todo político deveria ter um prazo de validade, dar sua contribuição e ter alternância de poder. Eu acho que o vereador não tem que fazer carreira" avaliou. Apesar disso, perguntado sobre uma possível reeleição como vereador, ele pondera. "Nenhum político pensa em abandonar a vida pública, mas não tenho ganância para isso, A reeleição é uma consequência. Se eu achar que devo, passo o bastão, se não, continuo" finalizou.

Prédio próprio
Uma das propostas, já discutida anteriormente, é o corte de gastos com aluguel da Câmara. A ideia é que o legislativo tenha um local próprio. "Foi inclusive uma indicação minha no mandato anterior. Queremos um anexo ao novo Paço Municipal porque o custo com locação é muito alto. Estamos dialogando sobre isso para ver se é possível", afirmou o presidente. Evanilson Martins solicitou um estudo de impacto financeiro para analisar a economia da Câmara, "o que estiver dando certo, continuaremos; o que não, vamos estudar cortes". 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/