O cenário eleitoral de 2020 pode sofrer um 'revés' caso a Câmara dos Deputados aprove a PEC 56/2019, que acrescenta o art. 115 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
O assunto polêmico foi discutido, recentemente, em reunião da Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreesp) realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo da PEC é eliminar as eleições municipais e integrar a corrida no pleito geral. Desta forma, seriam prorrogados os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, unificando as eleições.Supressão
De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), o objetivo é garantir economia de recursos públicos, com eliminação dos gastos com os processos eleitorais municipais realizados de forma isolada. "Com a supressão do pleito eleitoral de 2020, a classe política também poderá concentrar-se nas reformas necessárias para a República", falou.
A medida favorece o tucano que não poderá disputar o pleito do próximo ano, por estar em seu segundo mandato consecutivo. Elvis ainda não indicou um nome para ser seu sucessor. Mas a questão segue em aberto. A lista de propostas e projetos a serem votados na Casa Federal é grande.
O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), é contra a medida. Segundo ele, "Já houve isso em meu mandato, no ano de 1982, e não deu certo, naquela época foi feito para não coincidir com as eleições que eram juntas. O pleito é um mecanismo de democracia e democracia nunca é demais, então, eu não acho necessário, sou contra essa prorrogação, acho melhor deixar como está", analisou. Se a proposta não passar pelos parlamentares até setembro, as eleições municipais do próximo ano serão mantidas.
Projetos
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Presidência em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Itapevi
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Deputados
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Barueri
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Comportamento
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Cabe recurso
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Dosimetria
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Corrida eleitoral
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032