Domingo, 28 Abril 2024

Política

Prefeitos da região fazem primeira reunião com governador Tarcísio

Política

Prefeitos da região fazem primeira reunião com governador Tarcísio

Encontro é o primeiro focado na região

Seis gestores participaram do encontro com o governador, que fez pelo menos sete reuniões somente na semana (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Na segunda-feira (4), prefeitos da região oeste da Grande São Paulo se reuniram em uma reunião fechada com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), no Palácio dos Bandeirantes. Participaram das conversas os prefeitos de Barueri, Rubens Furlan (PSB), e de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PDT).

O encontro reuniu pelo menos seis gestores do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste) em uma semana na qual o governador se concentrou em conversas com prefeitos de todo o estado - ocorreram pelo menos sete reuniões somente nesta semana.

Tarcísio já havia encontrado individualmente alguns prefeitos anteriormente, mas esta foi a primeira reunião para tratar de temas da região de forma conjunta. Antes disso, o secretário da Casa Civil, Gilberto Kassab (PSD), havia se reunido com o Cioeste, sinalizando uma tentativa de aproximação.

Tarcísio foi eleito governador no ano passado com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora apenas parte dos prefeitos da região tenha apoiado sua candidatura, já que alguns optaram por apoiar o petista Fernando Haddad (PT) e outros evitaram se posicionar no 2º turno.

Por exemplo, Marcos Tonho (PDT) apoiou o ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) no primeiro turno e o grupo evitou confrontos no segundo turno. Furlan teve uma trajetória semelhante, apoiando Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno e mantendo-se neutro na reta final. Após as eleições, no entanto, a prioridade tem sido buscar apoio para suas cidades e investimentos em obras necessárias.

Prioridades

Uma das questões prioritárias é o Hospital Regional que será inaugurado em Barueri, resultado de uma parceria entre a prefeitura e o governo estadual, com manutenção financiada pelo estado. Além disso, Furlan fechou uma aliança com o Republicanos, partido de Tarcísio, para as eleições de 2024, quando lançará o vice- -prefeito Beto Piteri (PSDB) como candidato para sucedê-lo. Piteri é cotado para se filiar ao Republicanos.

Apesar disso, Furlan não compartilhou fotos do encontro nas redes sociais. Enquanto isso, Marcos Tonho (PDT) de Santana de Parnaíba divulgou que a reunião tratou de "assuntos relacionados a Santana de Parnaíba e cidades vizinhas".

As prioridades incluem não apenas a saúde, mas também investimentos em infraestrutura e mobilidade. Também participaram da reunião o presidente do Cioeste e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), e os prefeitos de Itapevi, Igor Soares (Pode), de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), e de Cotia, Rogério Franco (PSD). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/