São Paulo | 23ºC
Sex, 10 de Julho
Política

Prefeito de Barueri ‘segue’ Doria e usa serviços terceirizados na gestão

A cidade conta com algumas escolas municipais 'administradas' por terceiros; Furlan diz que tem tido resultados excelentes 

06 set 2019 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Prefeito de Barueri ‘segue’ Doria e usa serviços terceirizados na gestão Renomados, Elvis e Furlan são respeitados por políticos da região (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Assim como o governador João Doria (PSDB), os prefeitos tucanos da região também são a favor da terceirização dos serviços na administração pública. A informação foi confirmada por eles à reportagem. Em Barueri, algumas escolas municipais são geridas por terceiros. Segundo o prefeito Rubens Furlan, maternais que contam com esse tipo de modelo têm tido resultados excelentes.


Na avaliação dele, essa gestão terceirizada ajuda a acelerar o processo e a baratear os custos para os cofres da prefeitura. O tucano ressaltou que as unidades em funcionamento, neste padrão citado, contam com atividades diferenciadas como práticas culturais e esportivas. "Os pais e a comunidade estão aprovando esta inciativa. Com a terceirização das maternais e berçários, Barueri consegue ampliar o número de vagas de forma muito mais ágil e eficiente", falou. A prefeitura não informou quais escolas são terceirizadas e nem o custo.

Ensino 100% municipal
Aliado de Doria, o gestor de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, disse que o modelo de administração do Estado "está orientado para melhorar áreas importantes e cruciais ao cidadão". Para ele, adotar a privatização e terceirização  de algumas áreas tem se mostrado eficaz "e certamente permitirá que os recursos públicos sejam melhor aplicados onde  de fato mais precisam". Elvis salientou, no entanto, que faz investimentos na área de Educação, que cita como o "maior da história da cidade", sem nenhum processo de terceirização na área. "Somos a única cidade na região e uma das poucas no Brasil com ensino 100% municipalizado do infantil até o ensino médio. Isso tudo tem dado resultados e temos melhorado", concluiu. A cidade não conta com escolas estaduais. 


Estado

O governador de São Paulo, João Doria, avalia a privatização da Sabesp. Com a barganha anunciada por Doria, as ações  a companhia dispararam e seguem no aguardo de uma regulamentação no Congresso. Doria e Henrique Meirelles, secretário de Fazenda, aguardam a tramitação de marco regulatório para o setor de saneamento no Congresso, que pode abrir caminho para a privatização da Sabesp. O governador espera levantar cerca de R$ 20 bilhões com a venda da empresa.


Leia Também
Sites e redes oficiais de governos saem do ar durante período eleitoral
Legislação Sites e redes oficiais de governos saem do ar durante período eleitoral
PF investiga rede de intimidação e desinformação em favor de Vorcaro
Esquema PF investiga rede de intimidação e desinformação em favor de Vorcaro
Justiça Eleitoral inicia convocação de mesários para as Eleições 2026
Pleito Justiça Eleitoral inicia convocação de mesários para as Eleições 2026
Lula e Flávio Bolsonaro registram 35% em cenário de primeiro turno em SP
Datafolha Lula e Flávio Bolsonaro registram 35% em cenário de primeiro turno em SP
PF faz busca e apreensão na casa de Bolsonaro atrás de armas e munições
Apuração PF faz busca e apreensão na casa de Bolsonaro atrás de armas e munições
EUA negam avaliação do Itamaraty de risco de ação militar contra o Brasil
Impasse EUA negam avaliação do Itamaraty de risco de ação militar contra o Brasil
Participação dos EUA no comércio exterior brasileiro tem menor nível
Levantamento Participação dos EUA no comércio exterior brasileiro tem menor nível
Grupo brasileiro vai aos EUA para tentar barrar tarifaço de Trump
Relações exteriores Grupo brasileiro vai aos EUA para tentar barrar tarifaço de Trump
Pirapora do Bom Jesus sediará projeto federal piloto para despoluição do Rio Tietê
Meio ambiente Pirapora do Bom Jesus sediará projeto federal piloto para despoluição do Rio Tietê
Governo de SP entrega obras na Castello Branco com remodelação de trevos em Barueri
Entrega oficial Governo de SP entrega obras na Castello Branco com remodelação de trevos em Barueri
Mais Lidas
Onça-parda é vista na Aldeia da Serra, em Barueri
Vida silvestre Onça-parda é vista na Aldeia da Serra, em Barueri
Grande operação mobiliza forças de segurança em Barueri
Ação integrada Grande operação mobiliza forças de segurança em Barueri
Henrique Fogaça sofre acidente de moto na Castello e diz que aliança desapareceu durante internação
Celebridades Henrique Fogaça sofre acidente de moto na Castello e diz que aliança desapareceu durante internação
Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba é adiado
Mobilidade Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba é adiado