De acordo com estimativa do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, mais de 700 mil candidatos disputarão as 5.568 vagas de prefeito e as milhares de cadeiras de vereador no pleito deste ano, que ocorrerá em novembro. O prazo para registro de candidatos vai até 26 de setembro.
Na região, já há nomes definidos para a corrida. Segundo pesquisa realizada pela reportagem, na quinta-feira (23), junto ao site do Tribunal, o PSDB, partido do atual prefeito de Barueri, Rubens Furlan, que concorrerá à reeleição, conta com 2.268 filiados na cidade. O DEM, que optou por apoiar Furlan, tem 770 filiados em Barueri. Em Santana de Parnaíba, município comandado por Elvis Cezar (PSDB) tem 943 registros. O PSD, que terá à frente da corrida, em Parnaíba, o ex-prefeito Silvinho Peccioli, possui 240 filiações no município e 105 em Barueri.O PT, que terá pré-candidatos nas duas cidades citadas, conta com 1.352 filiados em Barueri (disputará Baltazar Rosa) e em Parnaíba (André Bastianon), 548. Em Itapevi, o Podemos, que tem Igor Soares ocupando o cargo majoritário, contabiliza 208 filiados. Igor também confirmou sua pré-candidatura.
O TSE destacou que mais de 140 milhões de eleitores estão aptos a votar em novembro. Nas Eleições Municipais de 2016, a Justiça Eleitoral recebeu um total de 496.927 pedidos de registro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Projetos
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Presidência em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Itapevi
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Deputados
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Barueri
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Comportamento
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Cabe recurso
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Dosimetria
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Corrida eleitoral
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Processos
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032