São Paulo | 34ºC
Sáb, 27 de Dezembro
Busca
Política

Pesquisa MAS aponta que população desaprova Bolsonaro e é contra reforma da Previdência

Levantamento ouviu moradores de Araçariguama, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista; pesquisa ainda será feita nas demais cidades que integram o Cioeste 

04 jul 2019 - 10h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Pesquisa MAS aponta que população desaprova Bolsonaro e é contra reforma da Previdência Levantamento ouviu moradores de Araçariguama, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista; pesquisa ainda será feita nas demais cidades que integram o Cioeste. (Foto: Divulgação)

Em boa parte da região oeste, a maioria dos moradores vê a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) como ruim ou péssima e quase metade não gostaria que a reforma da previdência fosse aprovada. 

Os dados fazem parte de pesquisa do Instituto MAS, que ouviu 1.705 moradores das cidades de Araçariguama, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista, sobre a percepção do atual governo e como as coisas têm sido encaminhadas até aqui.

Bolsonaro completou os primeiros seis meses de governo e ainda não conseguiu a aprovação da reforma da previdência, tida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como fundamental para o crescimento do Brasil e para contornar a situação das contas públicas. A oposição questiona o argumento e alega que a população mais pobre sofrerá em caso de aprovação.

Em meio ao embate, a gestão de Bolsonaro foi considerada ruim/péssima por 37% dos entrevistados. Outros 26% disseram que aprovam o início do mandato do presidente, enquanto 27% consideram regular o atual governo. Outros 10% não opinaram ou não souberam responder. Chama a atenção que em todas as cidades pesquisadas, Bolsonaro teve mais votos na eleição do ano passado.

De acordo com o cientista político, Marcos Agostinho, diretor do Instituto MAS, o índice de ótimo e bom da avaliação do governo é inferior, se fosse feito um paralelo dos resultados com a intenção de voto de Bolsonaro na região, sobretudo, a do segundo turno das eleições. A queda e o aumento do número de que consideram o governo regular, segundo o cientista, pode ser explicada. "O número de pessoas que considera a gestão regular ainda não conseguiu enxergar o sentido desse governo, não sabem avaliar se é bom ou ruim", explica.

Esse percentual, de certa forma, segue a mesma tendência de outros levantamentos feitos em nível nacional. "A expectativa de avaliação do governo era bem alta, passado o primeiro mês de atuação, ela se manteve, porém, no terceiro mês caiu, e agora, houve queda ainda maior. "Pela primeira vez, é nítida a diferença entre aqueles que aprovam e desaprovam o governo Bolsonaro, sendo que o saldo é negativo", ressalta.

Numa avalição sobre as ações do governo federal, Agostinho afirma que elas não priorizam as grandes pautas do país, focando apenas na questão econômica, por meio da reforma da Previdência, e outros compromissos morais, como as propostas da campanha na questão do armamento, do combate à esquerda e às artes, por meio da limitação da Lei Rouanet", diz.

Para o cientista, se existem distorções nos subsídios sociais e nas leis de incentivo à cultura, os mesmos poderiam ser corrigidos e não extinguidos. "Existe uma série de contradições desse governo que passam a ser cada vez mais explícitas aos olhos da população, como a participação do presidente na cúpula do G20", relembra, onde Bolsonaro evitou tratar de pautas como o Meio Ambiente, relevantes para as 20 maiores economias do mundo.

A expectativa de mudança concreta do País, com a eleição do governo Bolsonaro, começa a ruir pouco a pouco, restando apenas o núcleo mais radical, de acordo com o cientista. "Os liberais que aderiram ao Bolsonaro já perceberam que suas ações não apontam para uma perspectiva de melhora do Brasil".

Previdência

Sobre a reforma da previdência, os índices são ainda mais desfavoráveis ao gestor. Segundo o MAS, 47% dos entrevistados disseram ser contra o projeto que muda as aposentadorias, 37% é a favor. Outros 9% se declararam indiferentes a proposta e 7% não souberam responder. "Passado o período de aprovação dessa reforma, se ocorrer, o que virá depois? Qual é a política de emprego, da reindustrialização do País; o que fará com as novas tecnologias e a política de direitos humanos? A grande dúvida em relação a que veio o governo Bolsonaro, permanece", concluiu.

Sequência

A pesquisa de avaliação do governo Jair Bolsonaro prossegue nas cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Osasco e Jandira, que integram o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), e será divulgada pelo Instituto MAS ao longo desse período que celebra os 20 anos dos MAS. 

Leia Também
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Projetos Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Itapevi Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Deputados Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Barueri TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Comportamento Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Cabe recurso Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Dosimetria Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Corrida eleitoral Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Processos TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Mais Lidas
Barueri abrirá concurso público com vagas para todos os níveis de escolaridade
Oportunidade Barueri abrirá concurso público com vagas para todos os níveis de escolaridade
IPVA 2026: Consulte datas e formas de pagamento de veículos paulistas
Imposto IPVA 2026: Consulte datas e formas de pagamento de veículos paulistas
Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Projetos Prefeito Elvis Cezar promete entregas de obras e avanços na segurança em 2026
Dezenove praias do litoral paulista estão impróprias para banho, aponta Cetesb
Bandeira vermelha Dezenove praias do litoral paulista estão impróprias para banho, aponta Cetesb