Domingo, 28 Abril 2024

Política

Partidos têm prazo de um ano para definir candidatos às eleições de 2024

Política

Partidos têm prazo de um ano para definir candidatos às eleições de 2024

Convenções partidárias definirão quem disputará eleições 

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Políticos que planejam disputar as eleições de 2024 estão agora a um ano das convenções partidárias, que acontecerão entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024. Nesse momento, os partidos definirão os nomes que entrarão na corrida eleitoral para os cargos de vereador e prefeito, definindo os governantes dos municípios pelos próximos quatro anos.

Antes das convenções, os políticos precisam articular a aprovação dos partidos, o que deve ser feito antes do prazo final de filiação em abril, seis meses antes das eleições. Novos candidatos têm até esse prazo para se filiar, enquanto os atuais vereadores podem trocar de partido durante a 'janela partidária' em março.

Outra data importante é o dia 6 de outubro deste ano, que representa o limite para quaisquer mudanças na legislação eleitoral, pois qualquer alteração aprovada pelo Congresso deve ocorrer um ano antes do pleito.

Em relação às cidades da região, Barueri e Santana de Parnaíba têm cenários distintos para a disputa das prefeituras. Em Barueri, alguns nomes como o vice-prefeito Beto Piteri e o ex-prefeito Gil Arantes já estão se colocando como possíveis candidatos. Em Santana de Parnaíba, as articulações ainda estão em andamento, com nomes como Marcos Tonho e o ex-deputado Marmo Cezar surgindo como possibilidades. A oposição também não anunciou um candidato.

Barueri e Parnaíba

Quanto às cidades da região, Barueri e Santana de Parnaíba vivem cenários distintos em relação à disputa das prefeituras. No caso barueriense, alguns dos nomes que devem disputar a eleição já têm se colocado.

O prefeito Rubens Furlan (PSB) pretende lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) como candidato à sucessão, enquanto o ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil) também deve disputar o pleito. Outros nomes podem surgir até 2024, mas ainda não foram anunciados.

Em Santana de Parnaíba, as articulações ainda não foram definidas. O grupo do ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) tem o atual prefeito Marcos Tonho (PDT) e ainda o ex-deputado estadual Marmo Cezar (PDT). Os três são nomes que podem disputar o pleito.

O grupo do pedetista acumula três vitórias consecutivas (duas de Elvis e uma de Tonho) contra o ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD). A oposição também não anunciou um nome para a disputa. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/