São Paulo | 29ºC
Qua, 24 de Dezembro
Busca
Política

Novo coronavírus domina pauta da Câmara de Barueri na quarentena

 Ao todo, 23 das 50 proposituras feitas no período foram com medidas para combater a doença

24 abr 2020 - 09h32   atualizado em 02/12/2025 às 09h40
Novo coronavírus domina pauta da Câmara de Barueri na quarentena Vereadores têm deixado pedidos de zeladoria e pavimentação de lado para não serem esquecidos pela população. (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

Desde o início oficial da quarentena no Estado de São Paulo, em 24 de março, a maior parte da atividade legislativa em Barueri se voltou para iniciativas de enfrentamento ao novo coronavírus. 

Na cidade, 23 das 50 proposituras feitas - cujo efeito prático é recomendar ao prefeito a tomada de medidas concretas - foram dedicadas ao tema. O número inclui propostas que estão na pauta para a próxima sessão. 

O vereador Kaskata (PSB) fez o maior número de indicações, nove, incluindo a criação de um abono para servidores de saúde e a inserção de álcool gel e máscara nas cestas básicas entregues pela prefeitura. Neto Amorim (PSDB), com quatro sugestões, pediu ao prefeito a antecipação do salário e férias de servidores. 

No período, Fabinho do Imperial (PSD) fez duas proposituras, incluindo o pagamento de adicional de insalubridade a profissionais de saúde municipais, enquanto o presidente da Câmara, Fabião (PSDB), também com duas sugestões, recomendou à gestão tornar obrigatória a instalação de placas de acrílico em veículos que fazem transporte por aplicativo, proposta similar à do vereador Rafa Gente da Gente (DEM), que requereu a instalação do dispositivo em caixas de supermercado. 

Já o representante Silvio Macedo (PSC), autor de duas indicações, solicitou a obrigatoriedade do uso de máscaras no comércio, enquanto Carlinhos do Acougue (DEM) pediu permissão de uso do ProntoSocorro Vanderson Cesar de Almeida, no Jardim Paulista, somente para atendimento dos casos de coronavírus.

Luizinho do Camargo (PDT), por sua vez, pediu a suspensão do corte de água e luz. 

As 27 proposições restantes no período foram relacionadas a pedidos de pavimentação e manutenção de praças, dentre outros. Além disso, seis projetos de lei foram aprovados, nenhum deles relacionado diretamente ao combate à pandemia. 

Uma semana antes do início do isolamento, em 17 de março, a Casa também aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre a Importância da Higienização das Mãos, de autoria de WIlson Zuffa (Republicanos). A Casa teve apenas duas sessões no período, devido ao fechamento físico dos espaços imposto pela necessidade de isolamento social.

Leia Também
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Itapevi Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Deputados Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Barueri TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Comportamento Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Cabe recurso Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Dosimetria Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Corrida eleitoral Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Processos TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Eleições Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Mais Lidas
Preço dos empreendimentos em Barueri tem queda, mas cidade segue entre as mais caras do país
Pesquisa Preço dos empreendimentos em Barueri tem queda, mas cidade segue entre as mais caras do país
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Região pode bater recorde de calor na véspera do Natal com temperaturas acima dos 35°C
Clima Região pode bater recorde de calor na véspera do Natal com temperaturas acima dos 35°C
Fluxo na Castello Branco deverá aumentar no Natal e ser menor no Ano Novo, segundo Ecovias
Previsão Fluxo na Castello Branco deverá aumentar no Natal e ser menor no Ano Novo, segundo Ecovias