Quinta, 28 Março 2024

Política

Mulheres podem aumentar representatividade nas eleições

Política

Mulheres podem aumentar representatividade nas eleições

Segundo especialista, cota do financiamento público da campanha deve contribuir 

Pré-candidata a vereadora em Santana de Parnaíba, Rita Desanti, diz que eleitoras têm de votar em mulheres (Divulgação)

De acordo com dados do IBGE, as mulheres respondem por 51,9% da população brasileira. Apesar de serem maioria, na política o cenário é diferente. Na região, há apenas duas vereadoras, ambas em Santana de Parnaíba. No total, os legislativos da cidade e de Barueri possuem 39 representantes, ou seja, só 5% são mulheres.

Mas, na avaliação da pesquisadora Hannah Maruci Aflalo, doutoranda pelo programa de pós-graduação em Ciência Política da USP, a situação pode melhorar nas eleições deste ano. Segundo ela, é esperado um aumento no percentual da candidatura feminina. "Tanto a cota do financiamento público de campanha, quanto a de rádio e TV servem de incentivo para que mais mulheres disputem. Em relação ao número de eleitas, acredito que haverá um aumento, mas que infelizmente não será proporcional ao crescimento de candidaturas", disse.

Pré-candidatas
Para a pré-candidata à vereadora de Santana de Parnaíba, Rita Desanti (PODE), que disputou as eleições em 2016, a representatividade feminina é muito pequena. "Acredito que é fundamental ampliarmos a presença das mulheres na Câmara. As pautas femininas são todas as pautas. Precisamos que isso se efetive na hora que a mulher for dar seu voto, eleitoras têm de votar em mulheres. É um avanço nas nossas conquistas", ressaltou. Ela acredita estar mais pronta para a corrida do que no passado. "Hoje me vejo melhor preparada, mais madura e segura para enfrentar o pleito. Estou confiante", contou.

A moradora de Alphaville, Fernanda Passero, também do Podemos, tentará uma vaga na Câmara de Barueri. Em sua análise, a política é mais um segmento que as mulheres necessitam conquistar o espaço. "Precisamos que as mulheres se unam e elejam mulheres para representá-las, pois ainda vivemos em uma sociedade machista, e crescemos ouvindo que esse não era um lugar para nós. Mas, temos capacidade e habilidade de estar em qualquer área com a determinação e garra que marcam o perfil feminino", falou.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/