Sábado, 27 Abril 2024

Política

Mudança no PL de Barueri amplia interferência estadual nos diretórios

Política

Mudança no PL de Barueri amplia interferência estadual nos diretórios

Partidos têm se dividido e contrariado os interesses de quem atua nas cidades 

Dr. Antonio em reunião do PL Jovem na Câmara de Barueri, em novembro, com bandeiras “Contra o aborto” e “Não à Pedofilia” (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O anúncio de Doutor Antonio de que deixará a presidência municipal do PL em Barueri marcou mais um capítulo das interferências das direções estaduais nos municípios, em meio à briga por alianças para as eleições de 2024.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Antonio diz que o sonho de ser candidato foi retirado e que a legenda permitiria que ele seguisse, mas com a adesão à coligação do ex-prefeito Gil Arantes (União), pré-candidato a prefeito de Barueri.

A decisão da direção estadual não foi a primeira e provavelmente não será a última em meio à busca tanto de Gil quanto do prefeito Rubens Furlan (PSB) para ampliar as coligações. Furlan escolheu o vice-prefeito, Beto Piteri, como pré-candidato a sucedê-lo.

A maioria dos partidos atualmente funciona com "comissões provisórias". Com isso, basta uma canetada da direção estadual para trocar o posto de quem atua nas cidades. Dessa forma, os pré-candidatos partem para conversas diretamente na Alesp (Assembleia Legislativa), muitas vezes passando por cima das direções municipais.

No caso do PL, a decisão veio do atual presidente da Alesp, André do Prado, que é também presidente estadual do PL e foi colega de Gil na Alesp. Apesar das declarações de Antonio, Gil adota cautela e afirma que o apoio ainda não foi sacramentado.

A situação tem se repetido durante toda a pré-campanha. Antes de Antonio, o caso mais rumoroso envolveu a nova sigla de Furlan, o PSB. O partido caminhava na cidade para ser aliado do ex-prefeito e tinha como presidente do diretório municipal Laerte Soares. Laerte publicou várias notas em que negava qualquer chance de perder a legenda ou de mudar de lado.

No entanto, com a atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do ministro Márcio França (PSB), a legenda convidou Furlan para se filiar. Com isso, os planos de Laerte foram enterrados e o PSB deve ser também o partido de Beto Piteri.

Por sua vez, Gil viu o PP trocar o comando e assim deixar a base de Furlan para apoiar a candidatura opositora. O Solidariedade também viveu uma situação inusitada. O presidente nacional,Paulinho da Força, se reuniu com Gil, e o partido trocou a direção municipal.

No entanto, o vereador Robertinho Mendonça também se reuniu com Paulinho e conseguiu que a sigla voltasse atrás. Robertinho voltou a ser presidente municipal e a legenda retornou à base de Rubens Furlan.

O prazo para a definição das coligações termina em agosto, mas essas definições devem ocorrer antes, no começo de abril, pois é o prazo máximo para quem quiser disputar as eleições se filie ou troque de partido.

Podemos anuncia nova executiva em Parnaíba

O pré-candidato a vereador Romildo Hipolito da Costa foi nomeado como presidente municipal do Podemos em Santana de Parnaíba. A oficialização foi feita na última semana e Romildo faz parte do grupo do atual prefeito Marcos Tonho (PDT) e aparece em foto com o ex-deputado estadual Marmo Cezar (PDT) nas redes sociais. A executiva do partido também conta com o ex-vereador Xerife. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/