Sexta, 19 Abril 2024

Política

Justiça cobra quatro prefeituras da região sobre recuperação do Rio Tietê

Política

Justiça cobra quatro prefeituras da região sobre recuperação do Rio Tietê

São réus as cidades de Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Ainda cabe recurso 

Qualidade da água do rio é considerada péssima, segundo o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
A Justiça de São Paulo está cobrando do estado e de mais 10 cidades respostas sobre poluição e planos de recuperação do Rio Tietê. Trata-se de uma ação popular, que também pede explicações à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), além de solicitar informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre a coleta e o tratamento de esgoto residencial e industrial.

Na região, quatro municípios são réus, Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O prazo para responderem aos questionamentos da Justiça é de 60 dias. Ainda cabe recurso.

Liminar
De acordo com decisão liminar de terça-feira (7) do juiz Adriano Marcos Laroca, da 12ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, compõem ainda a lista de réus as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, São Caetano do Sul, Guarulhos e São Paulo, além da EMAE e do DAEE. A ação foi proposta pelo prefeito de Itu, Guilherme dos Reis Gazzola, filiado ao PL.

Segundo o Painel do Rio Tietê, levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ano base 2021, a qualidade da água do rio no trecho da região é considerada péssima. Nas cidades de Barueri, Osasco e Santana de Parnaíba há, no total, nove contratos de obras relacionadas ao Tietê, sendo que quatro estão em execução e cinco concluídos.

O outro lado
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Barueri ressaltou que o município "visa tratar 95% do esgoto gerado até 2027". Entre as obras em andamento que a gestão está desenvolvendo foram listadas a implantação do Coletor Tronco no Córrego Garcia que atende os bairros do Parque Imperial e Alphaville; Estação Elevatória de Esgoto em Alphaville; Estação Elevatória da Bacia do Córrego Cachoeira, que irá atender mais de 3.000 residências dos bairros Chácara Marco, Engenho Novo e Califórnia e aumentará a taxa de tratamento de esgoto para 65%; implantação da rede de esgoto no bairro do Jardim Júlio, com o objetivo de melhorar a qualidade da água do Córrego Lajeado (concluído) e implantação da rede de esgoto no bairro Chácara Marco (concluído).
Osasco e região
A gestão de Osasco informou, em nota, que "na busca pela universalização do saneamento, a Sabesp, por meio do Projeto Tietê, tem investido com o propósito de implantar redes de esgotos e coletores afim de coletá-los e enviar para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri (ETE Barueri), evitando que sejam despejados nos corpos d'água, proporcionando, o aumento no índice de tratamento de esgotos da região metropolitana".

Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus não responderam até o fechamento da edição. Confira as notas na íntegra no site www.barueri.sp.gov.br. 

Respostas das prefeituras na íntegra:

Barueri

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente - SEMA apresenta diversos projetos concluídos e em andamento para aumentar o índice de tratamento do esgoto sanitário, que atualmente é de 62%, e para isso o município comtempla a Lei Municipal nº 1892 de 2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade da ligação da tubulação de esgoto a rede coletora pública e dá outras providências, com o objetivo de obrigar os proprietários que estão despejando águas residuais em calçadas ou bueiros a regularizar, atendendo as premissas sanitárias e ambientais.

Para aplicação dessa lei, a secretaria realiza vistorias preventivas para eliminar o lançamento irregular de esgoto em vias públicas, contribuindo para a despoluição dos córregos e nascentes próximas aos locais de lançamento. Essa ação já realizou mais de 7 mil notificações entre os anos de 2018 e 2022. Além da ação preventiva, a secretaria também realiza vistorias através de denúncias geradas pelos moradores utilizando os nossos meios de comunicação (APP, Sistema Solar, telefone e e-mail).

No bairro Parque Esmeralda foi realizada uma força tarefa utilizando teste de fumaça e corante para identificar o lançamento irregular das águas pluviais na rede de esgoto e foi solicitado a regularização das residências que não estavam adequadas ao sistema de lançamento.

Para conscientização da população, foi elaborado o Projeto Se Liga na Rede, no qual foram produzidos materiais informativos para conscientização dos moradores do município a fim de realizarem a ligação correta de esgoto e águas pluviais. Além dessa ação, a conscientização também é realizada por técnicos ambientais que orientam os moradores sobre dúvidas de saneamento.

Para melhorar a qualidade do saneamento básico do município de Barueri, a SEMA desenvolveu os seguintes projetos:

- Implantação do Coletor Tronco no Córrego Garcia que atende os bairros do Parque Imperial e Alphaville (em andamento);

- Estação Elevatória de Esgoto em Alphaville (em andamento);

- Estação Elevatória da Bacia do Córrego Cachoeira, que irá atender mais de 3.000 residências dos bairros Chácara Marco, Engenho Novo e Califórnia e aumentará a taxa de tratamento de esgoto para 65% (em andamento);

- Implantação da rede de esgoto no bairro do Jardim Júlio, com o objetivo de melhorar a qualidade da água do Córrego Lajeado (concluído);

- Implantação da rede de esgoto no bairro Chácara Marco (concluído);

Com isso, o município de Barueri visa tratar 95% do esgoto gerado até 2027. Para tanto, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente encontra-se empenhada na execução do planejamento proposto através de ações e projetos.

Osasco

Osasco possui contrato de concessão com a Sabesp para operação do Saneamento na cidade. Na busca pela universalização do saneamento, a Sabesp, por meio do Projeto Tietê, tem investido com o propósito de implantar redes de esgotos e coletores afim de coletá-los e enviar para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri (ETE Barueri), evitando assim que sejam despejados nos corpos d'água, proporcionando, assim, o aumento no índice de tratamento de esgotos da região metropolitana.

Atualmente, Osasco possui índice de cobertura com redes de esgoto de 85% e índice de tratamento dos esgotos coletados na ordem de 57%.

Neste momento, a Sabesp realiza obras na região do Jardim Piratininga, na Vila Ayrosa, Jardim Marieta e Jardim D'Ávila, todos na zona Norte, e travessia na região central, com o propósito de ampliar este índice de tratamento, de forma a atender o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento de Universalização até 2033.


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/