São Paulo | 27ºC
Sex, 03 de Abril
Busca
Política

Gestão de Santana de Parnaíba punirá servidores não vacinados

O prefeito Marcos Tonho expediu decreto sobre a medida

29 out 2021 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h45
Gestão de Santana de Parnaíba punirá servidores não vacinados Segundo o gestor, a recusa sem justa causa caracteriza falta disciplinar (Facebook)
Os servidores públicos de Santana de Parnaíba que não se vacinarem contra a Covid-19 e não apresentarem justificativa poderão ser punidos pela gestão. A medida vale para funcionários da administração direta e indireta.

O prefeito Marcos Tonho (PSDB) determinou a exigência da imunização por meio do Decreto nº 4.655.

Segundo o documento, "a recusa, sem justa causa, em submeter-se à vacinação contra a Covid-19 caracteriza falta disciplinar do servidor público, passível das sanções dispostas na Lei Complementar nº34, de 25 de maio de 2021".

Em consulta realizada pela reportagem junto à legislação do Estatuto do Servidor, entre as possíveis penalidades que constam no artigo 145 estão: advertência, suspensão, multa, cassação da aposentadoria e demissão.

Ainda de acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Administração poderá expandir as normas.

Justificativa
Na justificativa, o prefeito adotou argumentos com base nos decretos do Estado de São Paulo e orientações do Ministério da Saúde, expedidas ao longo da pandemia.

Até a quinta-feira (28), 119.436 pessoas haviam tomado a 1ª dose da vacina na cidade e 100.770 a 2ª dose, além de 3.748 que foram vacinadas com a dose única. Outros 8.042 moradores receberam o reforço.

Os dados são do Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. Considerando a quantidade de habitantes que já estão com a 2ª dose ou a dose única, 45 % do total da população estão com a imunização completa.

Barueri
Em Barueri, de acordo com a assessoria de imprensa, não há até o momento exigência da prefeitura para que servidores se vacinem.

Segundo o cadastro do Estado de São Paulo, de 421.959 habitantes do município, 224.285 tomaram a 1ª dose, 180.315 a 2ª dose, 11.125 a 3ª dose e 6.234 a dose única.

O prefeito Rubens Furlan (PSDB) já declarou à reportagem, anteriormente, que o munícipe precisa ter responsabilidade e se vacinar para que a retomada seja garantida de forma mais ágil e segura. 

Leia Também
Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Prefeitura de Barueri Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Corrida 2026 Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Investigação Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
Decisão Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
Prefeitos da região oeste levam demandas ao Governo de SP
Cioeste Prefeitos da região oeste levam demandas ao Governo de SP
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasília Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Defesa pessoal Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Mais Lidas
ViaOeste entrega ponte no sentido capital e reforça mobilidade na Castello Branco
Barueri ViaOeste entrega ponte no sentido capital e reforça mobilidade na Castello Branco
Linha 24-Quartzo prevê estações em Tamboré, Rio Negro e Alphaville
Projeto Linha 24-Quartzo prevê estações em Tamboré, Rio Negro e Alphaville
Pedágios da Castello Branco terão reajuste a partir desta segunda-feira (30)
Tarifa Pedágios da Castello Branco terão reajuste a partir desta segunda-feira (30)
Fatec Barueri abre inscrições para vestibular com 10 cursos superiores gratuitos
Ensino Técnico Fatec Barueri abre inscrições para vestibular com 10 cursos superiores gratuitos