Sábado, 27 Abril 2024

Política

Furlan confirma ida ao PSB, enquanto disputa por aliados se acirra

Política

Furlan confirma ida ao PSB, enquanto disputa por aliados se acirra

Prefeito de Barueri recebe adesão de Mari Tavelli e sinaliza novamente que pode mudar de partido 

Mari sinalizou que vai disputar o cargo de vereadora e unir forças com Furlan contra os “inimigos do povo”. (Foto: Divulgação)

Os bastidores da política em Barueri seguem agitados com a busca por apoiadores para as eleições de 2024 entre os principais nomes que devem disputar o cargo no próximo ano.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), anunciou a chegada de Mari Tavelli (SD), em um dia em que confirmou que deixará o PSDB para ir para o PSB. "Estamos indo para o PSB. O partido de [vice-presidente Geraldo] Alckmin e de Márcio França. Partido que tem projeto político. Eu gosto de projeto político e gosto de mostrar para o povo o nosso projeto."

O PSB barueriense, contudo, segue sendo presidido por Laerte Soares, aliado do ex-prefeito Gil Arantes (União), e que tem negado que haverá mudanças na legenda.

O cenário reforça a corrida eleitoral acirrada entre os dois grupos para 2024, quando Furlan tentará fazer o sucessor: o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) foi o nome escolhido para concorrer pelo atual governo. Nesta fase, os dirigentes partidários têm buscado montar a base de possíveis candidatos a vereadores, caso de Mari Tavelli.

A chegada de Mari ao grupo surpreendeu, por ela já ter disputado as eleições contra o próprio Furlan em 2020, quando obteve 9 mil votos. "Continuo onde sempre estive, defendendo as pessoas. O Furlan está muito próximo do PSB de Geraldo Alckmin e Márcio França, um partido que foi fundamental na minha trajetória política", afirmou Mari à Folha de Alphaville.

Mari ressaltou a postura de Furlan nas eleições de 2022, quando o prefeito apoiou o presidente Lula (PT), contra Jair Bolsonaro (PL). "Entendo que o momento é de unir forças contra os maiores inimigos do povo que são os reacionários bolsonaristas".

Ela minimizou as críticas feitas no passado, que classifica como construtivas, e anunciou que deve disputar o cargo de vereadora.

Reação

Apesar do anúncio de Furlan, ainda faltam alguns detalhes para a filiação. Atual presidente do PSB em Barueri, Laerte Soares, divulgou nota em que diz desconhecer a vinda do prefeito, e citou que o mandato dele na presidência vai até 2025. Na quinta-feira (15), ele esteve na posse do deputado estadual Caio França, filho de Márcio França.

"Tenho o maior respeito pela história política do prefeito, mas desconheço qualquer tratativa para a sua vinda para o PSB de Barueri porque comigo ele nunca conversou a respeito", publicou na quarta-feira (14). Laerte diz que vem montando um grupo político para disputar as eleições ao lado de Gil Arantes.

No entanto, Pedro Mori, membro da executiva estadual do PSB, já havia sinalizado que a vinda de Furlan não dependeria da executiva municipal e citou que interessa ao partido ter candidato próprio na disputa, no caso, Beto Piteri.

Guerra nas redes

O anúncio dos novos aliados têm marcado esta fase da pré-campanha. Gil tem feito toda semana um anúncio nas redes sociais de novos nomes que estão chegando ao grupo e irão disputar as eleições para vereador. Do outro lado, apoiadores de Beto Piteri criaram a página, "Piteritaon" no Instagram, na qual também há os nomes que estão apoiando o vice-prefeito e separa recorte dos discursos de vereadores que já declararam apoio. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/