São Paulo | 21ºC
Seg, 23 de Março
Busca
Política

Estratégias se invertem às vésperas do 2º turno das eleições em Barueri

Ataques mudam de lado, após vantagem de Piteri no primeiro turno. Furlan toma a cena na campanha de Piteri; Gil usa famosos 

25 out 2024 - 08h24   atualizado em 11/12/2025 às 16h34
Estratégias se invertem às vésperas do 2º turno das eleições em Barueri Beto prega a continuidade da atual gestão e Gil pede chance para fazer ‘melhor governo’ (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A reta final do segundo turno em Barueri mostrou uma mudança de estratégia dos dois candidatos a prefeito, após o resultado que quase deu a vitória a Beto Piteri (Republicanos). Enquanto na primeira rodada de votação a campanha do vice-prefeito focou em atacar o ex-prefeito Gil Arantes (União), os últimos dias têm trazido um clima mais positivo, tentando garantir a vantagem conquistada no dia 6 de outubro.

Já Gil, que desde a pré-campanha vinha numa vibe de "paz e amor" pela cidade, intensificou os ataques a Piteri, o que já havia começado semanas antes da primeira rodada de votação. O resultado do primeiro turno intensificou esses movimentos. Com 48,39% dos votos, a campanha de Piteri tem evitado desgaste e focado em mostrar o prefeito Rubens Furlan (PSB) como fiador da campanha. Já Gil, que aparecia na liderança em algumas pesquisas, teve de fazer uma correção de rota.

O foco tem sido reforçar a imagem de Beto como alguém de fora de Barueri, se baseando no período em que ele foi prefeito em Jandira nos anos 1990. Gil também utilizou uma entrevista para a TV Globo, na qual Beto diz que não há desigualdade em Barueri, para tentar desgastar o oponente. "Nosso adversário disse que não tem desigualdade social. A vida de vocês é igual à de quem mora em Alphaville?", questionou o ex-prefeito, que afirma que Beto se esconde atrás do padrinho político.

Ao mesmo tempo, Gil tentou se defender das críticas sobre sua última gestão em 2013 e admitiu problemas. "Eu sei que no meu último governo as coisas não aconteceram como vocês esperavam. Não conseguimos tirar alguns projetos do papel, mas também sei que acertei mais do que errei", disse. "Se você confiar em mim e me der uma chance, vou fazer o melhor governo da minha vida."

Além disso, a aposta em famosos tem sido a última alternativa. Os apresentadores Ratinho e Sikera Junior, os vereadores de São Paulo Rubinho Nunes e Sargento Nantes, além de Pablo Marçal (PRTB), apareceram para declarar apoio.

Algo que não mudou foi evitar centrar ataques em Furlan, mas apenas em Piteri. "Há 31 anos, Barueri é governada por mim e pelo Furlan, e conseguimos transformar a cidade em uma das mais importantes do nosso país", afirmou Gil em um vídeo recente. Ele citou que prometeu não disputar contra Furlan e cumpriu a promessa. "Nesta eleição, nosso adversário, que é o Beto Piteri de Jandira, está sendo escondido na campanha, atrás do seu padrinho político, que é o Furlan."

Continuidade

Do lado de Furlan, o fato de Piteri ter sido secretário de obras tem sido usado para contrabalançar o discurso de que ele não é da cidade. Além disso, a ideia de que ele é o único que pode dar continuidade à atual gestão tem sido o mantra.

No caso de Beto, os últimos vídeos têm focado em trazer eleitores que explicam por que votaram nele. "A gente não deve mudar aquilo que está progredindo", disse um morador. Outro ponto trabalhado pela campanha foi usar o 'bigode' com humor, para rebater peças feitas pelo grupo de Gil, que rotularam Piteri de "Bigodão". Vídeos de eleitores usando bigode começaram a circular como forma de demonstrar apoio a Beto.

Além disso, Furlan entrou em cena e tem aparecido com mais frequência que o próprio candidato. "O dia 6 de outubro me deixou muito feliz. A gente se sente seguro ao ver como o povo participa de uma decisão tão importante, mas ainda não decidiu tudo. E dia 27 é o dia D. Espero francamente que toda nossa população acompanhe o que aconteceu no dia 6 de outubro, dando uma grande vitória para nosso governo", afirmou o gestor. 

Leia Também
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Investigação Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
Decisão Supremo condena deputados do PL por corrupção passiva
Prefeitos da região oeste levam demandas ao Governo de SP
Cioeste Prefeitos da região oeste levam demandas ao Governo de SP
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasília Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Defesa pessoal Câmara aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Mais Lidas
Intervenção na Rodovia Castello Branco altera acessos em Barueri nesta sexta (20)
Nova alça Intervenção na Rodovia Castello Branco altera acessos em Barueri nesta sexta (20)
Barueri celebra 77 anos com show e programação cultural
Emancipação Barueri celebra 77 anos com show e programação cultural
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027
Mercado de trabalho 44% das habilidades dos trabalhadores devem mudar até 2027