Escolha de vices em Barueri revela preocupação com eleitorado feminino
Com o anúncio de Silvia Arantes como vice de Gil, todos os pré-candidatos à prefeitura terão mulheres na chapa
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
As convenções dos pré-candidatos a prefeito de Barueri no último fim de semana reforçaram a preocupação com a conquista do eleitorado feminino na cidade. Ao todo, 54% dos 297 mil eleitores são mulheres e as quatro postulações terão políticas compondo as chapas na disputa.
O último nome anunciado foi o da ex-primeira-dama Silvia Arantes (PL), escolhida pelo ex-prefeito Gil Arantes (União), que tentará um terceiro mandato. Questionado sobre a escolha da esposa para a disputa do pleito, o político afirma que a decisão foi fruto da aceitação dela na cidade.
"Silvia foi testada em várias pesquisas e seu nome foi crescendo mais e mais. E o mais importante, o nome dela não sofre rejeição, ela agrega em muito ao nosso projeto nessa eleição", afirmou Gil à Folha de Alphaville.
"Além do seu trabalho social ela tem um trabalho político social importante, separado. Eu faço um trabalho, ela faz outro, e sua liderança foi crescendo."
A reportagem apurou que a aliança também foi uma forma de garantir o PL no grupo político. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) embarcou no grupo em janeiro, após articulação de Gil com o deputado estadual André do Prado (PL). Ter o PL na aliança também pode ajudar, por conta do partido ser a sigla com maior fundo eleitoral, por ter o maior número de deputados federais.
A escolha de uma mulher já era especulada nos últimos meses dentro do grupo e seguiu a tendência das demais pré-candidaturas, dado o amplo número de mulheres eleitoras na cidade, além do fato de Barueri nunca ter tido uma prefeita na história. Para as eleições de 2024, 0 município foi o que teve a maior proporção de eleitoras em toda a Grande São Paulo.
Mais mulheres
Além de Silvia, o vice-prefeito Beto Piteri (Republicanos) já havia anunciado a vereadora Doutora Claudia (PSB) na chapa. A chegada da parlamentar manteve a união entre PSB, partido do prefeito Rubens Furlan (PSB), ao lado do Republicanos, sigla que levou a melhor na disputa pela cabeça de chapa.
Buscando se viabilizar como terceira via, o vereador Fabião (MDB) também terá uma vice feminina, no caso Gaby Morais (Novo). "Barueri está preparada para abraçar o novo. A alternância de poder é a essência da democracia e garante que diferentes vozes sejam ouvidas, promovendo a renovação de ideias e políticas públicas."
Fecha a lista Sabrina Nabuco (PSOL), que terá Jheniffer Reis (PSOL) compondo a candidatura. "O PSOL Barueri foi o único partido com a ousadia de lançar uma mulher negra para disputar o cargo de prefeita. Não há dinheiro ou poder que tire de nós a liberdade de lutar para tomar nossos direitos de volta", disse Sabrina.