Sábado, 20 Abril 2024

Política

Em educação e segurança, Barueri e Parnaíba têm índices acima da média estadual

Política

Em educação e segurança, Barueri e Parnaíba têm índices acima da média estadual

​ O Estado de São Paulo conquistou a primeira colocação em três itens de competitividade

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2019, elaborado pelo CLP - Liderança Pública para reunir dados sobre destaques e desafios enfrentados por áreas essenciais da administração pública, o Estado de São Paulo ficou em primeiro lugar. Foram avaliados 10 pilares temáticos, considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

A gestão Doria, por sua vez, lançou recentemente o Programa Parcerias Municipais, que desafia as cidades a manterem bons índices para receberem investimento estadual. Foram apresentados, pelo Estado, desafios em áreas como as citadas acima aos municípios que aderiram ao Programa; por meio de comparação dos índices de São Paulo. Segundo pesquisa feita pela reportagem, junto ao Programa, Barueri e Santana de Parnaíba, que participam da parceria, estão bem posicionadas.

Educação

Na área de educação, em relação ao país, o Estado sustenta a primeira posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Índice de Oportunidade da Educação, taxa de frequência líquida do ensino médio e taxa de atendimento do ensino infantil. Apesar disso, tem o desafio de ampliar o acesso às creches. Em 2018, 1,1 milhão de crianças de 0 a 3 anos não estavam matriculadas em unidades no estado.

A média de Barueri supera a de São Paulo. A razão entre as matrículas de crianças de 0 a 3 anos em creche e o número de crianças dessa faixa etária no município em 2018 foi igual a 56,6%. A cidade, comandada por Rubens Furlan (PSDB), teve um IDEB do EFI na rede pública igual a 6.5 em 2017, mesma média estadual.

Santana de Parnaíba não fica para trás, a razão entre as matrículas de crianças de 0 a 3 anos em creche e o número de crianças dessa faixa etária no município em 2018 foi igual a 49,7%, maior que a média do estado. 3874 crianças estavam fora da creche no município nesse ano, o que representa 0,32% das crianças sem acesso à creche no estado. Em 2017, o IDEB do EFI na rede pública foi de 6.6, maior que a média estadual.

Segurança

No pilar de segurança pública, o Estado de São Paulo perdeu a primeira colocação, em relação aos demais estados brasileiros, obtida em 2018, passando para o terceiro lugar. No ano mencionado, a taxa de roubos a carga foi a 2ª maior entre as Unidades da Federação. Foram registrados 322.085 roubos de veículos e outros em São Paulo no ano.

Já Barueri teve 381,8 ocorrências no ano passado, menor que a média do estado. Foram registrados 992 roubos no período, 0,377% do total de roubos no estado. Em Santana de Parnaíba, foram anotados 110,3 casos no período, menor que a média estadual. Foram registrados 146 roubos nesse ano, 0,055% do total de roubos no estado. O município também é administrado por um tucano, Elvis Cezar.

Sustentabilidade

O estado ganhou posição no pilar de sustentabilidade ambiental, passando do quarto lugar para o segundo, no Ranking de Competitividade dos Estados de 2019, por ter melhorado nos indicadores serviços urbanos, destinação do lixo e tratamento do esgoto. São Paulo permaneceu na segunda colocação no pilar de potencial de mercado e na quarta colocação no de capital humano por conta da boa pontuação com relação aos itens população economicamente ativa (PEA) com ensino superior, produtividade do trabalho e qualificação dos trabalhadores.


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/