Sexta, 26 Abril 2024

Política

Em Barueri e Santana de Parnaíba, corrida eleitoral terá 830 candidatos

Política

Em Barueri e Santana de Parnaíba, corrida eleitoral terá 830 candidatos

Levantamento do TSE considera concorrentes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador 

Em Barueri, prefeito Furlan e vice Piteri vão repetir a chapa da eleição passada (Reprodução/Facebook)
De acordo com um levantamento realizado pela reportagem, na quarta-feira (30/9), junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 830 candidatos da região disputarão as eleições, marcadas para 15 de novembro.

Barueri registra o maior número, 489, sendo 475 nomes para a vaga de vereador e sete para prefeitos, além de sete para a cadeira de vice-prefeitos. Na cidade de Santana de Parnaíba serão 341 candidatos ao páreo; cinco deles se enfrentarão pelo cargo majoritário.

Quando o cenário é comparado com as eleições de 2016, a quantidade de disputantes foi maior em Barueri. Na época, a corrida contou com 541 nomes, ou seja, a queda em 2020 foi de 9,6%. Já em Parnaíba, neste ano, o pleito terá 44 candidatos a mais do que no período anterior mencionado
.
Considerando os dois municípios, atualmente comandados pelo PSDB, a disputa terá 19 candidatos buscando a reeleição. Entre eles, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, que tentará seu sexto mandato à frente da cidade e seu atual vice-prefeito, Roberto Piteri (PPS). Em Parnaíba, o gestor Elvis Cezar não poderá disputar por já estar em seu segundo mandato consecutivo. Ele apoia o candidato Marcos Tonho, também tucano, vereador do município. Rosália Dantas (PSDB) compõe a chapa de Tonho como vice-prefeita. Os demais nomes que tentarão se manter no cargo ocupam atualmente cadeiras nas Câmaras Municipais.

Ao analisar a relação candidato/vaga, em Barueri, são sete prefeitos e sete vice-prefeitos para uma cadeira cada e 475 disputantes para 21 cadeiras no legislativo. Em Parnaíba são cinco prefeitos e cinco vice-prefeitos e 331 nomes para 17 vagas de vereadores.

Candidaturas majoritárias:

Segundo dados do TSE, a cidade de Barueri terá como disputantes à prefeito: Baltasar Rosa (PT), Capitão Ataliba (PODE), Julio Leal (PMN), Mari Tavelli (PSB), Professor Balde (PSOL), Reinaldo Monteiro (PROS) e o atual gestor Rubens Furlan (PSDB). Em Parnaíba, Dr. Daniel Junior (PSOL), Dr. Danilo Ferraresi (PTB), Juliana Capitã e Médica (PRTB), Marcos Tonho (PSDB) e Silvinho Peccioli (PSD). Todos os candidatos aguardam julgamento do Tribunal Superior Eleitoral sobre o registro de suas candidaturas, conforme consulta feita na quarta (30/9). 

Na região, maioria dos disputantes é homem e branco

Nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, a maioria dos candidatos que disputará o pleito é homem e branco. Os dados do TSE consideram os nomes que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Barueri, dos 489 candidatos, 68,3% são homens e 52,56% (257) brancos. Os negros representam 14,7% do geral. As mulheres ocupam a fatia de 31,7%. Sobre a faixa etária, a maior quantidade se concentra na faixa de 50 a 54 anos. Em Parnaíba, de 341 nomes, 67,4% são homens, 52,2% de cor branca e a maioria possui entre 40 a 44 anos. 

PSDB lidera número de representantes nas eleições

O PSDB, partido que detém atualmente o comando das Prefeituras de Barueri e Santana de Parnaíba, terá o maior número de candidatos nas eleições, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na quarta-feira (30/9). Em Barueri, a legenda conta com 34 candidatos. O PCdoB tem a menor quantidade, sete. Na cidade de Santana de Parnaíba são 28 concorrentes tucanos. O PRTB possui apenas três disputantes. A Juliana Capitã e Médica integra a legenda e irá concorrer a vaga majoritária. O partido de Silvinho Peccioli (PSD), ex-prefeito do município, que estará no pleito, tem 25 representantes.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/