Sexta, 29 Março 2024

Política

Em ano de eleições, ministro Barroso diz que prioridade é “saúde da população”

Política

Em ano de eleições, ministro Barroso diz que prioridade é “saúde da população”

 O ministro afirmou que uma eventual mudança no calendário eleitoral depende da aprovação do Congresso Nacional

O ministro afirmou que uma eventual mudança no calendário eleitoral depende da aprovação do Congresso Nacional. (Foto: Carlos Alves Moura/STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi eleito nesta quinta (16) para presidir, a partir de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na posse, o novo presidente da corte afirmou que a realização das eleições municipais deste ano depende do desenrolar da pandemia do Covid-19. 

"Nossa maior preocupação é com a saúde da população. Se não houver condições de segurança para realizar as eleições, como conversamos (ministros do TSE) em reunião informal e administrativa, nós evidentemente teremos que considerar o adiamento pelo prazo mínimo indispensável para que possam realizar-se com segurança", disse o ministro. 

Apesar disso, Barroso disse que o tribunal é contra o adiamento das eleições municipais deste ano para 2022, quando serão escolhidos o presidente da República e os governadores. 

O ministro afirmou ainda que uma eventual mudança no calendário eleitoral depende da aprovação do Congresso Nacional. "Nós consideramos que as eleições são um rito vital para a democracia, portanto, assim que as condições de saúde permitirem, nós devemos realizar as eleições", finalizou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/