São Paulo | 26ºC
Sáb, 29 de Agosto
Política

Elvis começa mandato acionando mais a Câmara; Piteri envia dois projetos

Início de mandato de prefeitos tem diferenças na relação com legislativos e ao início dos mandatos 

14 mar 2025 - 05h47   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Elvis começa mandato acionando mais a Câmara; Piteri envia dois projetos Elvis Cezar se encontrou com o Governador Tarcísio de Freitas para discutir projetos para a cidade (Foto: Redes Sociais)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O retorno de Elvis Cezar (Republicanos) à Prefeitura de Santana de Parnaíba tem sido intenso, inclusive para os vereadores. Com menos de três meses de mandato, o político já exigiu a votação e aprovação de sete projetos de lei pelos parlamentares.

Na cidade vizinha de Barueri, Beto Piteri (Republicanos) segue, por enquanto, um caminho mais moderado, com apenas duas mudanças legislativas enviadas para a análise dos vereadores.

Os números, levantados pela Folha de Alphaville, indicam um pouco do perfil e do cenário encontrado em cada uma das cidades.

Eleito prefeito pela terceira vez em Santana de Parnaíba, Elvis iniciou o ano buscando retomar o seu ritmo de gestão, com promessas de fazer a cidade avançar ainda mais em comparação aos mandatos anteriores. O gestor governou entre 2013 e 2020, quando elegeu o sucessor Marcos Tonho (Republicanos), que comandou o município nos últimos quatro anos.

Assim que voltou ao poder, Elvis começou a implantar mudanças, algumas das quais já podem ser vistas até no site da gestão municipal, e apresentou propostas para ajustar o que considerava essencial.

Entre os projetos de lei enviados está o que permite a redução do salário dele e dos secretários no primeiro semestre, como forma de reduzir as despesas em meio ao cenário de inflação no Brasil. Além disso, a entrega do hospital, uma das principais promessas do grupo político dele, exige que a cidade administre melhor seu orçamento.

Em Barueri, a situação é diferente, mas um pouco parecida com a vivida por Santana de Parnaíba há quatro anos. Piteri, apadrinhado político do ex-prefeito Rubens Furlan (Republicanos), aparenta não ter "pressa" em marcar uma gestão própria, preferindo garantir que o governo seja visto como uma continuidade do mandato anterior.

Até o momento, apenas duas propostas chegaram ao Legislativo: uma que cria a Secretaria de Inovação e Tecnologia — uma pasta que praticamente já existia, mas não tinha status de secretaria — e uma proposta relacionada à residência médica.

Por enquanto, a Câmara tem se concentrado nas discussões de projetos apresentados pelos próprios vereadores, além das demandas naturais de Barueri. 

Leia Também
Ex-ministros do TSE reforçam equipe jurídica da campanha de Lula
Estratégia Ex-ministros do TSE reforçam equipe jurídica da campanha de Lula
TRE-SP reverte uma das decisões que tornaram Pablo Marçal inelegível
Justiça eleitoral TRE-SP reverte uma das decisões que tornaram Pablo Marçal inelegível
Horário eleitoral começa nesta sexta (28) no rádio e na TV
Campanha eleitoral Horário eleitoral começa nesta sexta (28) no rádio e na TV
Brasil e EUA marcam reunião para negociar tarifaço na segunda-feira (31)
Diálogo retomado Brasil e EUA marcam reunião para negociar tarifaço na segunda-feira (31)
TRE-SP rejeita novo recurso e mantém Pablo Marçal inelegível até 2032
Barrado TRE-SP rejeita novo recurso e mantém Pablo Marçal inelegível até 2032
Dos beneficiários do Bolsa Família, 61% votam em Lula e 27% em Flávio, diz BTG/Nexus
Pesquisa eleitoral Dos beneficiários do Bolsa Família, 61% votam em Lula e 27% em Flávio, diz BTG/Nexus
Kassab é flagrado cochilando durante debate presidencial na Band
Sono Kassab é flagrado cochilando durante debate presidencial na Band
Lula cobra aliados nas ruas em meio a pressão sobre campanha
Corpo a corpo Lula cobra aliados nas ruas em meio a pressão sobre campanha
Patrimônios milionários: veja os bens dos candidatos à Presidência
Fortuna Patrimônios milionários: veja os bens dos candidatos à Presidência
Inelegível, candidatura de Marçal acumula polêmicas em menos de uma semana
Indefinição Inelegível, candidatura de Marçal acumula polêmicas em menos de uma semana
Mais Lidas
Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Processo seletivo Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Após rompimento de adutora, Sabesp prevê concluir obras até quarta (26) em Alphaville
Transtorno Após rompimento de adutora, Sabesp prevê concluir obras até quarta (26) em Alphaville
Concurso literário de Santana de Parnaíba recebe inscrições até 31 de agosto
Cultura Concurso literário de Santana de Parnaíba recebe inscrições até 31 de agosto
Workshop na Unip Alphaville aproxima mais de 70 estudantes da rotina e da prática da Medicina
Educação Workshop na Unip Alphaville aproxima mais de 70 estudantes da rotina e da prática da Medicina