Sábado, 27 Abril 2024

Política

Eleições 2022: veja o que é permitido durante a votação deste domingo (2)

Política

Eleições 2022: veja o que é permitido durante a votação deste domingo (2)

Eleitores devem ficar atentos, pois itens, como celulares não podem ser levadas para a cabine de votação 

Eleitores podem anotar o número de seus candidatos em um papel e levar na hora de votar (Foto:TSE)

Neste domingo (2), até as 17h, os eleitores vão às urnas para escolher representantes de cinco cargos: presidente, senador, governador e deputado federal e estadual/distrital.

Para votar, os eleitores podem anotar o número de seus candidatos em um papel e levar na hora de votar, a chamada cola eleitoral. Isso é permitido levar para a urna.

Mas é preciso ficar atento, pois itens, como celular, ou aparelhos que fazem registro de imagem, e armas estão proibidos de levar para dentro da cabine de votação.

Muitas pessoas vão levar o celular para apresentar o E-título e isso pode ser feito. Mas o aparelho deve ficar com o mesário enquanto o eleitor deposita o voto na urna. Quem desrespeitar essa regra vai ser impedido de votar.

Camisetas, adesivos, bandeiras e santinhos

A manifestação individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, adesivos, camisetas e outros adornos é permitida. Assim, é possível votar com a camiseta de candidata ou candidato, mas não é permitido pedir votos a outras eleitoras e eleitores.

Também é proibida, até o término do horário da votação, a aglomeração de pessoas com camisetas, bandeiras e adereços de propaganda, de modo a caracterizar "boca de urna".

Adesivos colados em veículos e bens particulares também são permitidos e não precisam ser removidos no dia do pleito.

A distribuição de santinhos e outros materiais impressos é proibida. Isso não impede que as pessoas levem o santinho de seu candidato para lembrar o número no momento do voto.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/