Sexta, 26 Abril 2024

Política

Deputados da região devem votar no tucano Cauê Macris

Política

Deputados da região devem votar no tucano Cauê Macris

Cezar disse que votará nele por ser de seu partido e experiente 

Cauê concorre à reeleição do cargo da presidência (Alesp)

Nesta sexta-feira (15), 94 deputados estaduais assumirão suas cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), que cumprirão seus mandatos até 2023. Apenas dois parlamentares representarão a região, Marmo Cezar (PSDB), ex-prefeito de Santana de Parnaíba e Emidio de Souza (PT), ex-prefeito de Osasco.

Na mesma data, será escolhido o presidente da Casa. A disputa acirrada acontece entre o atual ocupante do cargo, o tucano Cauê Macris e a Janaína Paschoal (PSL), com votação recorde histórica eleita por mais de 2 milhões de votos. A disputa chegou a "aproximar" os partidos 'rivais' PT e PSDB em uma dobradinha para reeleger Cauê.

Cezar e Emidio
Os dois parlamentares da região devem votar no tucano. Cezar garantiu que seu voto é do colega de partido. "Meu voto é no Cauê porque ele é PSDB e já conhece a Casa. A Assembleia precisa dele", disse. Marmo e seu filho Elvis Cezar, prefeito de Santana de Parnaíba, chegaram a declarar apoio ao presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido de Janaína, na campanha eleitoral de 2018.

O deputado Emidio não abriu o seu voto; mas garantiu que não escolherá Janaina. A deputada é uma das autoras do impeachment contra a ex-presidente Dilma Roussef.

Pelo acordo entre PT e PSDB, o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso, daria 10 votos para Cauê em troca da 1ª Secretaria da Casa.

Favorito
Cauê, 35 anos, eleito com pouco mais de 114 mil votos para seu segundo mandato é o favorito para a presidência. Caso a vitória seja confirmada, será sua segunda gestão no cargo; ele ocupou a função no biênio 2017-2019. O apoio enfático do governador João Doria (PSDB) pesa a favor de Cauê, tratado como "bom e querido amigo". Dificilmente o deputado vai reviver a facilidade de 88 votos de 94 deputados como na eleição anterior, mas nomes experientes da Assembleia acreditam que as chances de Janaína sejam pequenas. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/