Quarta, 24 Abril 2024

Política

Com nova legislatura, Câmaras ‘rejuvenescem’ cerca de 10 anos

Política

Com nova legislatura, Câmaras ‘rejuvenescem’ cerca de 10 anos

Vereadores eleitos em Barueri e Parnaíba são mais jovens do que o mandato anterior 

O tucano Gabriel Silva Oliani é um dos vereadores mais jovens da casa (ZHE Produções)
A proporção de vereadores mais jovens no país caiu pela 2ª eleição consecutiva em 2020, totalizando 7,2% dos eleitos, indicando uma resistência à renovação nos quadros dos partidos. 

Em 2016, o percentual de parlamentares eleitos com menos de 30 anos no momento do pleito foi de 7,9% – quatro anos antes, em 2012, essa proporção era de 8,7%. Os dados foram extraídos dos Repositórios Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na região, a Câmara de Santana de Parnaíba passou a contar com três vereadores que têm menos de 30 anos, que fazem sua estreia. São eles Silvinho Peccioli Filho (PSD) nascido em 1996; Gabriel Silva Oliani (PSDB), 1995 e Marcos Moraes (PL), o mais jovem de toda a composição da casa, de 1998. 

Para Gabriel Oliani, a participação dos jovens, vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente, pela alta do uso da internet e das redes sociais. " Esse interesse faz crescer a vontade da juventude em participar da política e tentar de alguma forma mudar para melhor o município em que vive".

Gabriel disse que quer ter um "gabinete aberto" para ouvir as necessidades da população e estar pronto para transformar "as demandas em projetos que revertam em benefício para a maioria dos moradores".

No geral, a Câmara da cidade teve renovação de sete novos nomes, do total de 17 vagas. A maioria dos vereadores tem acima de 50 anos. Mas, em comparação à idade dos parlamentares da legislatura anterior (2017-2020), há vereadores mais jovens ocupando as cadeiras. No período citado haviam vereadores com 60 anos ou mais, o que não ocorre nesse mandato.
Em Barueri, nenhum dos 21 vereadores eleitos possui menos de 30 anos. O mais novo do legislativo tem 31 anos, Rodrigues Marques de Figueiredo (PSC), reeleito. 

A maior parte dos parlamentares da Casa tem 50 anos ou mais, 52,3% dos representantes. Com 40 anos ou menos, a parcela é de 19%. Em 2020, dez vereadores foram reeleitos. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/