Quinta, 02 Mai 2024

Política

Cidades da região refletem divisão nacional e dão 50,% a Lula e 49% a Bolsonaro

Eleições Política

Cidades da região refletem divisão nacional e dão 50,% a Lula e 49% a Bolsonaro

Santana de Parnaíba e Barueri dão mais votos ao atual presidente, mas maioria das cidades garantiram vitória do petista 

O resultado da eleição de 2022 para presidente mostra que a divisão entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) também se viu refletida na região oeste da Grande São Paulo, apesar da vantagem do petista na maioria dos municípios.

As cidades, Barueri, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista foram as únicas que deram mais votos para Bolsonaro, enquanto Lula foi mais votado em Cotia, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Pirapora do Bom Jesus. Somadas, no entanto, o resultado é praticamente um retrato da eleição nacional.

Lula obteve 50,8% dos votos nas nove cidades, num total de 669 mil eleitores, enquanto Bolsonaro obteve 648 mil, o equivalente a 49,2% dos votos válidos, uma diferença de 20 mil votos entre os 1,3 milhão que foram às urnas no 2º turno.

Na disputa nacional, Lula foi eleito presidente no domingo (30) com 50,9% dos votos e 2 milhões a mais de apoiadores que Jair Bolsonaro.

O equilíbrio na região se dá em especial pelo peso de Barueri e Parnaíba, onde Bolsonaro teve 51% dos votos e 54,82% respectivamente. Também pelo resultado apertado nas cidades mais populosas.

Em Osasco, por exemplo, o petista teve 50,4% contra 49,6%. O melhor resultado de Lula foi em Itapevi, onde obteve 56% dos votos.

O resultado de equilíbrio vem em uma campanha atípica nas cidades. A eleição na região foi marcada pelo silêncio dos prefeitos em relação à disputa nacional.

Apesar da adesão do barueriense Rubens Furlan (PSDB) a Lula no primeiro turno, o tucano não entrou com ênfase no apoio na segunda rodada de votação. Do lado de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PDT) também não fez campanha oficial, após a saída do candidato do partido Ciro Gomes (PDT).

Nas demais cidades, os políticos enfatizaram o apoio a Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito, mas evitaram menções a Bolsonaro.

PT cresce em todas as cidades

Apesar da divisão das cidades, o resultado indica uma perda de força do bolsonarismo. Enquanto o candidato do PL perdeu eleitores na maioria das cidades, com exceção de Barueri e Parnaíba, Lula cresceu em todos os municípios na comparação com a disputa de 2018.

Lula recebeu 241 mil votos a mais do que Fernando Haddad (PT) em 2018, na época em que o ex-prefeito de São Paulo representava o PT na disputa presidencial. Já Bolsonaro perdeu 47 mil eleitores na comparação com o que recebeu há quatro anos.

Para se ter ideia, apesar de menos votado, Lula cresceu 74% em votos em Santana de Parnaíba, na comparação com a disputa eleitoral passada, chegando a 35 mil votos. Bolsonaro foi o mais votado com 42 mil, com 1.824 votos a mais.

Já em Barueri, o PT recebeu 102 mil votos, 38 mil eleitores a mais do que há quatro anos, enquanto o candidato do PL teve perto de 110 mil, com 774 votos. Em números gerais, Bolsonaro perdeu 27 mil moradores de Osasco, enquanto Lula ganhou 78 mil a mais. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/