Sexta, 29 Março 2024

Política

Candidatos a prefeitos destacam projetos de mobilidade urbana para Alphaville

Política

Candidatos a prefeitos destacam projetos de mobilidade urbana para Alphaville

Reportagem ouviu, com exclusividade, concorrentes das cidades de Barueri e Santana de Parnaíba 

Trânsito intenso é uma das principais reclamações da população (Michela Brígida/ Arquivo Agência Impacto)
De acordo com entrevistas realizadas com exclusividade, pela Folha de Alphaville, junto aos candidatos a prefeitos da região, o assunto mobilidade urbana se destaca entre os projetos específicos para Alphaville.

Os Planos de Governo apresentados pelos prefeituráveis estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tema é uma das principais reclamações dos moradores do bairro, que está localizado em Barueri e Santana de Parnaíba.

O atual gestor de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), que busca a reeleição, quer construir uma via que interligue a Avenida Café do Ponto com a ponte Antônio Macedo Arantes (no Jardim dos Camargos), para melhorar a mobilidade de quem entra ou sai de Alphaville; implementar um novo plano de incentivo de instalação de empresas, ampliar a oferta de feiras e eventos gastronômicos, aumentar o número de câmeras que reconhecem placas de veículos e reforçar o sistema de drenagem na área do Tamboré. 

Reinaldo Monteiro (PROS) contou que seu principal projeto é o veículo leve sobre trilhos (VLT). "Teremos estações em toda região do Alphaville e Tamboré, além de vários pontos da cidade", falou. 

Segundo ele, a tarifa será 50% mais barata do que o valor da passagem do ônibus. Implantação de ciclovias e bicicletários estão na lista do candidato.

Tarifa zero e faróis
Julio Leal (PMN) quer eliminar faróis e rotatórias em alguns pontos de Alphaville, como nas proximidades dos residenciais Alpha 1 e 2 e na Avenida Andrômeda. Ele citou a construção de pontes e túneis para desafogar o trânsito e a isenção do pagamento de pedágio para os moradores que possuam carro com placas do município.

O petista Baltasar Rosa apresentou um projeto ousado. "O 'Tarifa Zero', programa que eliminará a cobrança de tarifa no transporte público de toda Barueri, acoplado a linhas circulares, cobrindo as principais avenidas de Alphaville/Tamboré, colaborará na redução do fluxo de veículos locais".
O Professor Balde (PSOL) citou as fortes chuvas que atingiram a região durante a semana. "Nosso principal projeto para Alphaville trata das constantes enchentes e alagamentos, rever o sistema de drenagem, buscar soluções de engenharia através de concorrência pública, exigindo tempo de garantia", disse.

A representante do PSB, Mari Tavelli, acredita que para Alphaville se desenvolver cada vez mais, é preciso olhar para a cidade como um todo. "Barueri vive um paradoxo muito grande. Enquanto Alphaville possui índices de desenvolvimento bastante elevados, há um outro retrato da cidade que ficou para trás. É preciso dialogar com o setor privado para aquecer a atividade econômica e fortalecer a geração de empregos", avaliou.
O Capitão Ataliba (PODE) foi procurado, mas não retornou até o fechamento da edição.

Santana de Parnaíba
Em Santana de Parnaíba, o Dr. Daniel Junior (PSOL) quer mudanças. "No nosso governo, Alphaville não será mais tratado como uma cidade dentro de Santana de Parnaíba. Não iremos priorizar bairros privilegiados". Daniel aposta na 'Tarifa Zero' e qualidade no transporte público. 

O ex-prefeito do município, Silvinho Peccioli (PSD), defende a redução da carga tributária. Silvinho planeja anistia, redução do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) para 2%, que, segundo ele, fará com que a transferência das unidades caia no mínimo pela metade e a diminuição do valor do IPTU, por meio da aplicação de descontos para empreendimentos mais antigos na cidade. A economia pode ser de até 20%.

Ações diversas
O morador do bairro, Dr. Danilo Ferraresi (PTB), afirma que se vencer nas urnas, Alphaville será contemplado com ações direcionadas para as áreas de segurança, saúde, mobilidade/trânsito e meio ambiente. "Vamos instalar totens com câmeras interligadas ao Sistema Detecta e botões de pânico, reativar e ampliar o número de guaritas de segurança e colocar ronda de bicicleta nos bolsões comerciais", citou. 

Juliana Capitã e Médica (PRTB) quer implantar a figura do Gestor Cidadão e seu respectivo conselho na região. "Iremos ampliar a rede de monitoramento eletrônico do município". A candidata quer implantar a Operação Atividade Delegada, feita por PMs, ampliando o policiamento no município. O Plano de Mobilidade Urbana será revisto. 

O vereador Marcos Tonho (PSDB), candidato do prefeito Elvis Cezar, também tucano, não retornou ao contato da Folha de Alphaville. 
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/