Quinta, 25 Abril 2024

Política

Barueri tem quase 200 licitações em andamento

Política

Barueri tem quase 200 licitações em andamento

Estão na lista, remodelação viária, obras de zeladoria, além de outros 

Gestão de vagas de estacionamento rotativo é discutida desde 2016 (Michela Brígida/ Folha de Alphaville)

A Prefeitura de Barueri está com 198 licitações de projetos e construções em andamento desde 2016, início da gestão do tucano Rubens Furlan. Os dados foram levantados pela reportagem junto ao Portal da prefeitura.



O maior número de 'processos' se refere ao período do ano passado, com 95 registros. Na sequência vem 2017, com 71 licitações e 2019, com 28. Referente a 2016, primeiro ano do atual mandato de Furlan, existem quatro documentos sem encerramento.



Destes projetos, que aguardam definições, dois são ligados à área de mobilidade urbana da cidade. Assunto discutido com frequência pelos moradores e associações do município, principalmente Alphaville, onde o trânsito é caótico nos horários de pico.



Mobilidade urbana
Estão na lista a reformulação do Sistema Viário, entre a Avenida Mackenzie e Estrada do Paiol Velho, no bairro Tamboré e a outorga de concessão onerosa do uso e exploração econômica para gestão das vagas de estacionamentos rotativos em vias e logradouros públicos da cidade visando a prestação dos serviços de estacionamentos rotativos, bem como execução de obras, fornecimento, instalação, gestão, operação e manutenção do sistema informatizado e digital.



Segundo a administração municipal, até o fim de 2020, quando acontecerão as eleições municipais, serão entregues mais de 80 obras na cidade. O prefeito Furlan garantiu que não deixará nada em aberto. "Nós vamos entregar tudo", garantiu. O veterano, à frente do Executivo pela 5a vez, tentará a sua reeleição.



Suspensas
No período analisado pela reportagem, 2016 a 2019, foram suspensas sete licitações, sendo duas em 2016, quatro em 2017 e uma no ano passado. Uma delas (2017) se refere ao registro de preços para contratação de empresa especializada em engenharia elétrica com o objetivo de oferecer serviços de otimização do sistema de iluminação pública da cidade. A concorrência pública foi suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.



Prioridades

O mandatário falou anteriormente à reportagem que os principais projetos da administração para o município têm como foco a área da saúde. Entre os planos, inauguração de Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Diagnósticos, com objetivo de descentralizar os atendimentos. No último mês, Furlan inaugurou o Centro de Hemodiálise, que fica em prédio anexo ao Hospital Municipal de Barueri (HMB). O tratamento de diálise já era ofertado pelo município, com o total de 24 máquinas. Com a criação do Centro, o serviço foi ampliado para mais de 200 por dia. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/