Barueri tem quase 200 licitações em andamento

Gestão de vagas de estacionamento rotativo é discutida desde 2016 (Michela Brígida/ Folha de Alphaville)

A Prefeitura de Barueri está com 198 licitações de projetos e construções em andamento desde 2016, início da gestão do tucano Rubens Furlan. Os dados foram levantados pela reportagem junto ao Portal da prefeitura.



O maior número de 'processos' se refere ao período do ano passado, com 95 registros. Na sequência vem 2017, com 71 licitações e 2019, com 28. Referente a 2016, primeiro ano do atual mandato de Furlan, existem quatro documentos sem encerramento.



Destes projetos, que aguardam definições, dois são ligados à área de mobilidade urbana da cidade. Assunto discutido com frequência pelos moradores e associações do município, principalmente Alphaville, onde o trânsito é caótico nos horários de pico.



Mobilidade urbana
Estão na lista a reformulação do Sistema Viário, entre a Avenida Mackenzie e Estrada do Paiol Velho, no bairro Tamboré e a outorga de concessão onerosa do uso e exploração econômica para gestão das vagas de estacionamentos rotativos em vias e logradouros públicos da cidade visando a prestação dos serviços de estacionamentos rotativos, bem como execução de obras, fornecimento, instalação, gestão, operação e manutenção do sistema informatizado e digital.



Segundo a administração municipal, até o fim de 2020, quando acontecerão as eleições municipais, serão entregues mais de 80 obras na cidade. O prefeito Furlan garantiu que não deixará nada em aberto. "Nós vamos entregar tudo", garantiu. O veterano, à frente do Executivo pela 5a vez, tentará a sua reeleição.



Suspensas
No período analisado pela reportagem, 2016 a 2019, foram suspensas sete licitações, sendo duas em 2016, quatro em 2017 e uma no ano passado. Uma delas (2017) se refere ao registro de preços para contratação de empresa especializada em engenharia elétrica com o objetivo de oferecer serviços de otimização do sistema de iluminação pública da cidade. A concorrência pública foi suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.



Prioridades

O mandatário falou anteriormente à reportagem que os principais projetos da administração para o município têm como foco a área da saúde. Entre os planos, inauguração de Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Diagnósticos, com objetivo de descentralizar os atendimentos. No último mês, Furlan inaugurou o Centro de Hemodiálise, que fica em prédio anexo ao Hospital Municipal de Barueri (HMB). O tratamento de diálise já era ofertado pelo município, com o total de 24 máquinas. Com a criação do Centro, o serviço foi ampliado para mais de 200 por dia. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 18 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário