São Paulo | 29ºC
Qua, 24 de Dezembro
Busca
Política

Aberta a temporada das convenções partidárias nos municípios da região

Em Barueri, siglas farão o encontro virtual no sábado (5)

28 ago 2020 - 08h25   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Aberta a temporada das convenções partidárias nos municípios da região Neste ano, ao contrário das eleições passadas, as convenções serão virtuais (Arquivo Folha de Alphaville)

De acordo com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020, está aberta a temporada de convenções partidárias a partir da próxima segunda-feira (31/8) até 16 de setembro. 

Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus, os partidos políticos poderão realizar suas convenções em formato virtual para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). 

Na região, em Barueri, as convenções acontecerão no dia 5 de setembro. A data foi escolhida pelo Avante, Partido Liberal, PSC, PRTB, PSL, PTB, Solidariedade, PTC, Partido dos Republicanos, DEM e PSDB. Todos os encontros estão previstos para começarem a partir da 13h. O PT optou pelo dia 13. 

Os tucanos farão a convenção online diretamente da Câmara Municipal, por meio das redes sociais da sigla.
O partido que detém atualmente a cadeira majoritária em Barueri e também em Santana de Parnaíba tentará manter a liderança. Rubens Furlan buscará a reeleição e, em Parnaíba, o prefeito Elvis Cezar ainda faz segredo sobre quem indicará para ser seu sucessor.

Santana de Parnaíba
Em Parnaíba, o PSD, legenda do ex-prefeito Silvinho Peccioli, que já confirmou sua pré-candidatura ao cargo majoritário, ainda não decidiu se fará a convenção no dia 5 ou 12 de setembro. 

Segundo o presidente do PSD, Silvinho Peccioli Filho, está sendo definida a questão do pré-candidato a vice-prefeito. O PSDB fará a convenção em 4 de setembro. O PT, que terá à frente da disputa André Bastianon pela vaga majoritária, não informou a data.
Leia Também
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Itapevi Igor Soares anuncia desfiliação do Podemos
Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Deputados Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Barueri TRE cassa novamente mandato do prefeito Piteri e de sua vice Dra. Cláudia
Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Comportamento Brasileiro está falando menos de política no WhatsApp, mostra estudo
Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Cabe recurso Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Dosimetria Na madrugada, Câmara aprova proposta de redução de pena que beneficia Bolsonaro
Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
Corrida eleitoral Lula lidera em eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta Datafolha
TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Processos TRE-SP mantém inelegibilidade de Pablo Marçal até 2032
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Eleições Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Mais Lidas
Preço dos empreendimentos em Barueri tem queda, mas cidade segue entre as mais caras do país
Pesquisa Preço dos empreendimentos em Barueri tem queda, mas cidade segue entre as mais caras do país
Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Presidência em 2026 Pablo Marçal declara apoio a Flávio Bolsonaro durante evento em Barueri
Região pode bater recorde de calor na véspera do Natal com temperaturas acima dos 35°C
Clima Região pode bater recorde de calor na véspera do Natal com temperaturas acima dos 35°C
Fluxo na Castello Branco deverá aumentar no Natal e ser menor no Ano Novo, segundo Ecovias
Previsão Fluxo na Castello Branco deverá aumentar no Natal e ser menor no Ano Novo, segundo Ecovias