Quinta, 30 Mai 2024

Imóveis

Proprietários e inquilinos devem se atentar à declaração do IR

Imóveis

Proprietários e inquilinos devem se atentar à declaração do IR

Imposto pode ser entregue neste ano até o dia 31 de maio

Principais dúvidas são relativas à declaração do valor do aluguel recebido e os valores pagos à imobiliária (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Com início da entrega do Imposto de Renda 2024, que pode ser feita até o dia 31 de maio, proprietários e inquilinos de imóveis devem ficar atentos na hora de fazer a declaração.

Segundo Paulo Santos, gerente financeiro de Locação da Lello Imóveis, as principais dúvidas são relacionadas à declaração do valor do aluguel recebido e o preenchimento dos campos de valores pagos à imobiliária.

Ele destacou que proprietários de imóveis alugados devem informar o valor do aluguel recebido, mas excluindo a taxa de administração, caso o contrato seja administrado por uma imobiliária, a qual não pode ser declarada, em hipótese alguma, como fonte pagadora dos aluguéis.

Inquilinos
Em relação aos inquilinos, deve ser informado apenas o valor da locação pago ao longo do ano. Ainda que estejam incluídas no contrato de locação as despesas relativas a encargos, como condomínio, IPTU e seguro contra incêndio, não devem constar na declaração.

Ao informar o total dos aluguéis pagos, os locatários devem utilizar a ficha "Pagamentos Efetuados". Ainda neste mesmo campo, é necessário informar apenas o nome e o CPF ou CNPJ do proprietário, sem incluir neste campo os dados da imobiliária.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/