São Paulo | 25ºC
Sáb, 11 de Julho
Imóveis

Preço de residências tem ligeira elevação

Segundo a Abecip, desaceleração no aumento de 12 meses foi revertida 

05 mai 2019 - 19h42   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Preço de residências tem ligeira elevação Recuperação nos valores não manteve o ritmo de 2018 (Maitree Boonkitphuwadon/123RF)

 O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), calculado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), registrou ligeiro aumento de 0,04% em fevereiro, na comparação com janeiro. Com isso, a variação acumulada em 12 meses até aquele mês voltou a registrar aumento, de 0,68%.

Os resultados são melhores do que em janeiro, quando o IGMI-R permaneceu praticamente estável (variação de 0,01%) e o aumento acumulado de 12 meses vinha desacelerando desde dezembro, ficando em 0,62%. Oito entre as dez capitais pesquisadas apresentaram estabilidade ou aumento. São Paulo teve variação de 0,10% em fevereiro, acumulando elevação de 1,26% em doze meses.

Porto Alegre registrou a maior alta no mês, com 0,40%, enquanto Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentaram quedas, de 0,05% e 0,08%, respectivamente. No acumulado de 12 meses, registraram declínios Rio de Janeiro (-0,88%, contra -1.07% no acumulado até janeiro) e Recife (-0,14%, contra -0,13% até janeiro).

Segundo a Abecip, as variações de preços em fevereiro representam pequenas oscilações em torno de um patamar baixo de variações nominais, ainda inferior ao dos índices de preços ao consumidor no período. Analisando a variação acumulada no primeiro bimestre do ano contra o último bimestre do ano anterior nos três últimos anos, a recuperação nos preços nominais dos imóveis residenciais neste início de 2019 não manteve o ritmo observado em 2018.

Os preços nominais em São Paulo variaram 0,10% no primeiro bimestre de 2019, acima da média de crescimento de 0,08% nas dez capitais, em relação ao último bimestre de 2018.

Variações negativas
Brasília e Salvador, nesta mesma base de comparação, saíram de variações negativas em 2018 para positivas em 2019. Fortaleza e Curitiba apresentaram aceleração nesta comparação bimestral em 2019. Nos casos do Rio de Janeiro e de Recife, apesar de estas variações serem negativas nos dois últimos anos, o ritmo de queda neste início de 2019 foi inferior ao de 2018.

Dentro do contexto geral de frustração em relação ao ritmo da retomada do nível de atividades neste início de 2019, o comportamento dos preços dos imóveis residenciais segue refletindo um mercado cuja recuperação é normalmente defasada com relação à da economia em geral, junto com o dos investimentos em ativos reais como um todo, conclui a entidade

Leia Também
STJ define regras para locação por temporada e exige aval de condôminos
Nova regra STJ define regras para locação por temporada e exige aval de condôminos
Grande leilão on-line de imóveis do Itaú Unibanco acontece nesta quarta-feira (10)
Imóveis Grande leilão on-line de imóveis do Itaú Unibanco acontece nesta quarta-feira (10)
Carrefour coloca campus do Tamboré à venda; lojas continuarão funcionando na região
Negócios Carrefour coloca campus do Tamboré à venda; lojas continuarão funcionando na região
Famílias atingidas por explosão no Jaguaré recebem apartamentos mobiliados
Recomeço Famílias atingidas por explosão no Jaguaré recebem apartamentos mobiliados
Bairros planejados Alphagran e 18 do Forte impulsionam nova fase de empreendimentos alto padrão na região de Alphaville
Protagonismo Bairros planejados Alphagran e 18 do Forte impulsionam nova fase de empreendimentos alto padrão na região de Alphaville
Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Imóveis Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Prestes a ser entregue, Alpha Vert realiza concerto com Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
Evento Prestes a ser entregue, Alpha Vert realiza concerto com Orquestra Filarmônica de Paraisópolis
Leilão on-line do Bradesco acontece amanhã com destaque para dois imóveis em Alphaville
Oportunidade Leilão on-line do Bradesco acontece amanhã com destaque para dois imóveis em Alphaville
Barueri lidera ranking de aluguel e supera São Paulo e Florianópolis, revela FipeZap
Índice Barueri lidera ranking de aluguel e supera São Paulo e Florianópolis, revela FipeZap
Empreendimento da NLS une moradia e investimento em uma das regiões mais valorizadas da Grande São Paulo
Copa Dezoito do Forte Empreendimento da NLS une moradia e investimento em uma das regiões mais valorizadas da Grande São Paulo
Mais Lidas
Onça-parda é vista na Aldeia da Serra, em Barueri
Vida silvestre Onça-parda é vista na Aldeia da Serra, em Barueri
Grande operação mobiliza forças de segurança em Barueri
Ação integrada Grande operação mobiliza forças de segurança em Barueri
Henrique Fogaça sofre acidente de moto na Castello e diz que aliança desapareceu durante internação
Celebridades Henrique Fogaça sofre acidente de moto na Castello e diz que aliança desapareceu durante internação
Santana de Parnaíba é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro do PCC
Investigação Santana de Parnaíba é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro do PCC