Lançamentos residenciais em Barueri cresceram 133% no ano de 2019

A construção civil residencial está na lista de mercados que devem ficar em alta neste ano (Foto: Jorge Alexandre/Arquivo Folha de Alphaville)

 Em 2019, 10,2 mil unidades residenciais foram lançadas na Região Metropolitana de São Paulo. Foi o que revelou o Balanço do Mercado Imobiliário 2019 divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Sindicato da Habitação na Internet (Secovi-SP). Apesar disso, o número é 4,1% menor em relação aos lançamentos de 2018, que ficaram em 10,6 mil unidades. 

A Pesquisa do Secovi-SP é baseada em dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) e, devido à importância da região metropolitana, são analisados os 38 municípios separadamente. 

Em relação a Barueri, no ano passado, a cidade teve 680 unidades residenciais lançadas, segundo o Sindicato. O município ficou atrás de Osasco (2.722), que está no topo da lista, e Cotia (1.426). Em 2018, foram 291 lançamentos na cidade. No total, o aumento foi de 133,6%. 

Em termos de comercialização, ou seja, de imóveis vendidos, foram escoadas 9,9 mil unidades na região metropolitana, um crescimento de 10,2% em relação às 9,0 mil unidades vendidas em 2018.

Aquecimento da construção residencial
De acordo com o economista-chefe da Porto Seguro Investimentos, José Pena, a construção civil residencial está na lista de mercados que devem crescer em 2020. "O principal fator que vai ajudar no aquecimento é a queda das taxas de juros, não apenas a Selic, mas, principalmente, as mais longas. Com esse quadro, as taxas de mercado para financiamento imobiliário estão em seu menor nível da década, de acordo com informações do Banco Central", explicou. 

O economista destaca ainda que "se somarmos isso a prazos gradualmente maiores, o valor das prestações mensais se reduz, aumentando o número de indivíduos e/ou famílias habilitadas a contratar um financiamento".

Veja mais notícias sobre Imóveis.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Fevereiro 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário