Imóveis

FGTS poderá ser usado para pagar primeiro imóvel

Imóveis

FGTS poderá ser usado para pagar primeiro imóvel

Medida é para unidades financiadas pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) 

Novidade entra em vigor a partir de (Foto: Freepik)
Nesta terça-feira (11), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou uma medida que permite que trabalhadores usem o FGTS para abater prestações do primeiro imóvel financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). 

A mudança entra em vigor a partir de agosto. Com isso, o cliente poderá usar o saldo da conta para reduzir o valor devedor do imóvel e abater até 80% da prestação em 12 meses, prorrogáveis ao fim de cada período.

Anteriormente, o uso do FGTS era restrito ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que também financia unidades de até R$ 1,5 milhão, mas tem juros limitados a 12% ao ano. Ele ainda é parcialmente custeado com recursos da caderneta de poupança. 

No SFI, não há limite de juros e tem como principal fonte de recursos grandes investidores empresariais, como bancos comerciais e bancos de investimento. 
Condições 
Para ter acesso a essa nova medida, o Conselho Curador do Fundo estabeleceu duas condições. A primeira é que os recursos do FGTS só poderão ser usados para cobrir o financiamento do primeiro imóvel próprio. 

Além disso, o beneficiário deverá ter conta no Fundo de Garantia há mais de três anos.
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 16 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/