Compras de unidades requerem planejamento

Preços são menores em pagamentos à vista (Foto: Vadim Guzhva/123RF)

Entre as prioridades dos brasileiros, uma com certeza ainda se destaca: a realização do sonho da casa própria. Contudo, em muitos casos, a busca por esse objetivo se torna um pesadelo, levando a pessoa ao endividamento. Por isso a necessidade de reforçar a importância de se planejar essa important compra.

O mercado oferece atualmente muitas opções para quem quer adquirir um imóvel ou um terreno, contudo é importante entender se a conta se adequa a realidade financeira da pessoa. Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos, para quem quer realizar esse sonho a melhor alternativa é ter dinheiro para comprar o imóvel ou terreno à vista, pois não se paga juros.

"Infelizmente, pagar à vista não é a realidade para a maioria dos brasileiros; como segunda opção, para quem não tem urgência em mudar e tem disponibilidade de uma verba de investimento mensal, recomendo planejamento, que pode ser feito por meio de financiamento, ou mesmo compra de um terreno para construção", explica Reinaldo Domingos.

Para Eufrásio Humberto Domingues, fundador do Grupo Realibras/Conspar, o momento é ótimo para quem quer realizar o sonho da casa própria. "Depois de um período de recessão, vemos um princípio de aquecimento da economia, assim, os preços ainda estão convidativos para quem quer realizar o sonho da casa própria.

O fundador do Grupo Realibras/Conspar conta que a compra de terrenos em loteamentos pode proporcionar alguns benefícios, como o fato que pagar um custo inicial muito mais baixo e poder após adequar a construção a capacidade de pagamento. Além disso, se pode construir com um projeto que supra a expectativa que elaborou.

Para quem quer realizar um financiamento, o educador financeiro alerta que é fundamental ter em mente que se estará contraindo uma dívida de valor, que deverá ser honrada mensalmente, e que existem os juros. Por isso, cuidado ao analisar os contratos

Dívidas sem valor
"Outro alerta que sempre faço é que um grande problema que impede a realização desse sonho são as dívidas sem valor. Aquelas contraídas nas compras de produtos e serviços que, muitas vezes, não agregam valor. Estas acabam desequilibrando o orçamento financeiro mensal e, com isso, perde-se o foco no bem de valor, que é a casa", detalha Domingos.
Independente dos cuidados a serem tomados, um ponto que todos concordam é que o momento é positivo para o sonho da casa própria. 

Veja mais notícias sobre Imóveis.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 09 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário