Sexta, 01 Março 2024

Imóveis

Com atualização dos valores venais, laudêmio em Alphaville sofre alteração

Imóveis

Com atualização dos valores venais, laudêmio em Alphaville sofre alteração

Segundo a União, valores estavam muito abaixo da realidade

O valor do imóvel é estabelecido por uma avaliação técnica realizada pela SPU ou pelo valor venal definido pelo município (Foto: @felipebarrosphotos)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Moradores de Alphaville relataram o aumento da cobrança do laudêmio, valor cobrado sobre qualquer transação imobiliária onerosa que envolve um imóvel em área de domínio direto da União. O valor do laudêmio corresponde a 5% do valor do imóvel.

À reportagem, a Secretaria do Patrimônio da União confirmou que, em alguns residenciais em Santana de Parnaíba e em Barueri, houve em 2023 a atualização dos valores venais por meio de uma avaliação de rigor em massa.

"Os valores estavam muito abaixo da realidade do mercado imobiliário, resultando em um aumento do laudêmio. O valor do imóvel é estabelecido por meio de uma avaliação técnica realizada pela SPU. Quando essa avaliação não está atualizada, utiliza-se o valor venal definido pelo município", explicou.

É possível solicitar a revisão do valor do imóvel no site (patrimoniodetodos.gov.br).

Valor imóveis
O órgão destacou que o valor do imóvel é atualizado anualmente. Já o aumento anual da taxa de ocupação e do foro é limitado a duas vezes a variação do IPCA do ano anterior e a 10,06 % (o que for menor).

"Há rumores que haja um aumento na taxa do foro em 2024. É importante que os proprietários desses imóveis mantenham regularizada sua documentação, especialmente a escritura pública devidamente registrada", apontou Uberdan Guimarães, tabelião substituto do 1º Tabelião de Notas e Protestos de Barueri-Alphaville.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/