Quinta, 25 Abril 2024

Imóveis

Caixa retoma financiamento imobiliário mais barato com recursos do FGTS

Imóveis

Caixa retoma financiamento imobiliário mais barato com recursos do FGTS

Sistema de crédito pró-cotista deixou de ser opção mais vantajosa ao consumidor 

Juros subiram para a faixa de 8,76% e 9,01% ao ano (Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal reabriu neste mês a linha de crédito imobiliário pró-cotista financiada com recurso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, os juros estão maiores e o orçamento menor do que o de anos anteriores.



Com o aumento, a linha deixou de ser a opção mais vantajosa para o consumidor que não se enquadra nas regras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Governo Federal. A linha pró-cotista era historicamente considerada a mais barata do mercado, mas, agora, os juros dessa linha já superam as taxas praticadas nos financiamentos pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional).



De acordo com a Caixa, os juros da linha pró-cotista subiram para a faixa de 8,76% a 9,01% ao ano. Antes, estavam entre 7,85% e 9,01% ao ano. Na
contramão, as taxas mínimas do SFH foram reduzidas de 9% ao ano para 8,75% ao ano no mesmo período.



O aumento das taxas da linha pró-cotista foi definido em 20 de dezembro, ainda na administração do ex-presidente Michel Temer, segundo a Caixa. "A modificação da taxa ocorreu em 20 de dezembro de 2018, em virtude da redefinição dos descontos concedidos aos clientes que possuem relacionamento com o banco", disse o banco.



Recursos limitados
Os recursos da linha pró-cotista costumam se esgotar antes do fim do ano. Em 2018, a linha para a comprade imóveis usados foi encerrada em julho.
Para este ano, o orçamento disponibilizado para o programa é de R$ 4,5 bilhões. O valor destinado à Caixa Econômica Federal ainda será definido pelo Conselho Curador do FGTS.



O Banco do Brasil, assim como a Caixa, também oferece a linha de crédito pró-cotista. Entre as instituições privadas, o Santander passou a oferecer a pró-cotista em 2018, mas apenas para imóveis novos e financiados pelo próprio banco. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/