6 temperos para ter em casa e como usá-los

5d3073732600004f00044cad

Em restaurantes, temperos fazem parte do cotidiano para dar o toque único nos pratos.

Para o chef Cédric Bourassin, do restaurante educacional Ecole hôtelière de Lausanne, universidade de gestão hoteleira, alguns temperos encontrados com facilidade em feiras de rua, empórios e supermercados têm o poder de deixar qualquer prato mais aromático e saboroso.

Mas, com tantas opções, quais são os mais versáteis e os melhores para usar no dia a dia?

Páprica

Mais suave do que outras pimentas, a páprica acrescenta mais "calor" e textura aos pratos. "Você descobrirá que existem muitas versões diferentes, algumas com um sabor mais 'quente' do que outras", disse o chef Bourassin.

Noz-moscada

Uma das especiarias mais famosas, ela funciona bem com pratos doces e salgados. Porém, ela é obrigatória "para os molhos bechamel e outros pratos com queijos".

Além disso, ela é muito usada em guloseimas que também contenham canela.

Pasta de alho

Esqueça aquelas pastas prontas vendidas nos supermercados; elas são cheias de sódio e de outros aditivos químicos nada saudáveis. Em vez disso, faça você mesmo uma pasta que pode ser congelada e, assim, facilitar o preparo das receitas cotidianas. O alho congelado, inclusive, dá mais sabor ao prato do que o em pó.

″É uma ótima maneira de adicionar rapidamente o sabor do alho a uma receita ou você pode usá-lo também na mistura com outros temperos."

Tomilho

"O tomilho é amadeirado, limonado e suave", disse o chef. O tempero pode ser utilizado em carnes e ensopados, assim como no preparo de legumes.

Alecrim

Muito usada na culinária francesa, o alecrim é terroso, amadeirado e cheiroso, o que o torna um tempero 'coringa' para as mais diversas receitas.

Pimenta Caiena

Especiaria é ótima para adicionar sabor em qualquer prato ― seja no famoso chili ou em asinhas de frango, ela valoriza os sabores e os aromas dos pratos.

Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 08 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário