Quarta, 22 Setembro 2021

Gastronomia

4 harmonizações com saquê para viajar pelo mundo sem sair de casa

Gastronomia

4 harmonizações com saquê para viajar pelo mundo sem sair de casa

Tradicional bebida japonesa ganha destaque no Brasil 

Tradicional bebida japonesa ganha destaque no Brasil. (Foto: Divulgação)

Tradicional bebida japonesa, o saquê ganha cada vez mais espaço no Brasil. Produzido a partir de três ingredientes principais (arroz, água e kōji), o drink pode ser harmonizado com diversos pratos.

A Sake Sommelière Yasmin Yonashiro, uma das poucas especialistas em saquê no Brasil, listou 4 dicas de harmonizações com a bebida para viajar pelo mundo sem sair de casa.

Confira:

Sukiyaki

Harmonização: Hakutsuru Junmai Nigori Sayuri

O icônico prato da culinária japonesa, que até virou título de uma canção que foi hit internacional na década de 60, é um cozido, preparado à mesa em uma panela de ferro, sobre um fogareiro, como um fondue. A receita tradicional leva carne fatiada bem fina, verduras, como acelga, agrião e tofu, cogumelos shiitake, konnyaky em fios, macarrão udon, em um molho à base de shoyu, mirin e açúcar.

Para esta receita a combinação perfeita é o Hakutsuru Junmai Nigori Sayuri. Refrescante, a sugestão tem um sabor aveludado, leitoso e uma doçura que agrada o paladar.

Massa italiana

Harmonização: Hakutsuru Junmai Dry

Saquê não combina com massas? Yasmin diz que sim! O Ravioli di Formaggio com creme de leite fresco, parmesão e manteiga é a escolha da sommelière para harmonizar com o Hakutsuru Junmai Dry, um saquê seco e encorpado.

Rãmen

Harmonização: Yauemon Kanzukuri Honjozo

A indicação de Yasmin é o Shio Ramen. Um ramen básico, com caldo à base de frango e tempero de sal. 

Para este prato, que combina caldo profundo, macarrão al dente e topping composto por lâminas de carne de porco cozida lentamente, broto de bambu e folha de alga nori, recomenda-se o Yauemon Kanzukuri Honjozo, um saquê da província de Fukushima, extra seco e ideal para combinar com macarrão com caldo.

Porco

 Harmonização: Hakutsuru Josen Dry

Fernando Kuroda, ex-lutador de sumô profissional no Japão, depois que retornou ao Brasil, iniciou sua trajetória como cozinheiro de botecos japoneses. Atualmente administra duas casas, o Kimboshi Karaoke e o Kuroda, um izakaya que leva o seu nome. É do Kimboshi que Yasmin escolheu o prato para harmonizar com o saquê. 

O Omu soba receita do clássico yakisoba (macarrão frito) em omelete macio por cima. Para esta especialidade, a harmonização proposta é o Hakutsuru Josen Dry, um saquê seco e refrescante.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/