Colégio Pentágono

Com protocolo de segurança do Einstein, Colégio Pentágono retoma aulas presenciais

Colégio Pentágono
02/10/2020

Entre as medidas de prevenção, instituição fará revezamento de grupos de alunos

No próximo dia 7 de outubro, está prevista a retomada das aulas presenciais nas escolas, com 35% de capacidade do atendimento, autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo. O Colégio Pentágono, um dos destaques da região, com unidade em Alphaville, retomou suas atividades em 21 de setembro, com ações de recreação para Educação Infantil e de apoio para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, conforme permitido pelas autoridades. Os estudantes foram selecionados de acordo com critérios pedagógicos de desenvolvimento. 

Para voltar às atividades com toda segurança e prevenção, diante do cenário de pandemia, o Pentágono contratou o Hospital Israelita Albert Einstein para prestar consultoria. Um plano foi montado especialmente para a escola, voltado para os profissionais e alunos. Além disso, o Colégio investiu fortemente em tecnologia, treinamento dos profissionais, estrutura e limpeza. "Montamos um Comitê de Volta às Aulas, com pessoas de diferentes áreas dentro da escola e percebemos a complexidade que seria o retorno das atividades. O Einstein trouxe o respaldo técnico que precisávamos para voltarmos às aulas em total segurança", disse Julia Contier Fares, coordenadora de Comunicação Institucional. 

Sobre o retorno antes da vacina contra Covid-19, ela afirma que estão sendo seguidos os protocolos dos órgãos governamentais e que a aprendizagem também depende da troca de experiências. "Estamos abrindo a escola segundo as orientações governamentais e nos preparamos para esse momento. Acreditamos na importância do retorno dos alunos, pois a aprendizagem vai além da sala de aula virtual, ela também acontece na troca entre os pares. O espaço físico é o terceiro educador, o primeiro é o professor, o segundo os colegas e o terceiro é o espaço do ensino", explicou. O Hospital Albert Einstein acompanhará a rotina do Colégio durante todo esse ano, orientando os novos hábitos que devem ser incorporados por profissionais e alunos, e oferecerá toda a consultoria necessária.

Bolhas de relacionamento

Entre os protocolos de segurança, a escola seguirá a divisão de alunos por grupos. O esquema de "bolhas de relacionamento" objetiva a adoção de um rodízio semanal dos estudantes que estarão no colégio presencialmente. De segunda à sexta-feira um grupo participará de aulas presenciais, depois permanecerá em casa por 15 dias em ensino remoto, com acompanhamento pela internet das atividades. Após este período, retorna ao Colégio, novamente com aulas presenciais. O Pentágono conta com 750 alunos, presencialmente por sala serão cerca de 10 estudantes.

Prevenção

As medidas preventivas já têm início assim que o aluno chega na escola. Ainda dentro do carro ou no portão da escola, é aferida a temperatura. Caso alguém apresente temperatura igual ou superior a 37,5º, retorna para casa. Ao entrar no Colégio, é feita a higienização das mãos e o material é colocado em uma caixa. Os itens são higienizados pela equipe da escola e só sairão juntamente com o aluno às sextas-feiras, quando há o revezamento das bolhas de relacionamento. As cadeiras seguem o distanciamento físico de segurança e serão higienizadas pelos alunos. Os estudantes trarão de casa máscaras limpas. A troca, que acontecerá a cada três horas, será supervisionada pelos professores. Os profissionais também seguirão a mesma orientação. Não haverá intervalos, os lanches serão servidos pela própria escola na sala. O Pentágono já possui enfermaria, mas também foi montada uma 'Tenda Covid'. Alunos ou estudantes que tiverem algum sintoma de coronavírus ao longo do dia serão direcionados para esse espaço.

Tecnologia

Como os alunos serão divididos em grupos, quem estiver estudando de casa poderá acompanhar as aulas online em tempo real e interagir. Uma professora assistente ficará responsável por auxiliar o profissional titular na sala, receber as dúvidas e repassar ao ­­titular, responsável por esclarecê-las.

O Colégio Pentágono, um dos destaques da região, com unidade em Alphaville, retomou suas atividades em 21 de setembro

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Av. Pentágono, 1000 – Alphaville (11) 4622-7722
www.colegiopentagono.com

Veja mais notícias sobre Folha Content.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário