Esportes

Carnaval Zen: aprenda quatro posturas de yoga para fazer em casa

Esportes

Carnaval Zen: aprenda quatro posturas de yoga para fazer em casa

Conheça algumas posturas para relaxar no conforto do lar 

Conheça algumas posturas para relaxar no conforto do lar. (Foto: Avrielle Suleiman/Unsplash)

Por conta da pandemia de Covid-19, os brasileiros precisaram curtir um Carnaval sem bloquinhos, aglomerações, fantasias e purpurina. Para os amantes da folia, a dica é aproveitar a data no aconchego do lar, realizando atividades simples, criativas e que ainda fazem bem pra saúde e pro bem-estar. Yoga é uma excelente opção.

De acordo com a precursora do Yoga online no Brasil, Priscilla Leite, a atividade reduz o estresse, combate a ansiedade, aumenta a concentração, cria força, aumenta a flexibilidade, ajuda a prevenir lesões e ainda tem mais um monte de benefícios inumeráveis.

A maneira mais fácil de começar a praticar o yoga é através das posturas mais simples. Por isso, Priscilla listou algumas posturas básicas de Yoga para fazer em casa e depois voltar à rotina cheia de energia. Confira: 

POSTURA DA CRESCENTE

Essa postura de Yoga auxilia no fortalecimento dos glúteos e dos quadríceps, dando aos quadris um bom alongamento. Além disso, essa asana também ajuda a abrir os ombros, pulmões e peitos, alongando-os. E por fim, ela também tem como benefício melhorar o equilíbrio corporal, aumentar a capacidade de concentração e até mesmo aliviar dores no nervo ciático.

Veja como fazer: Em pé, leve o joelho esquerdo em direção ao peito e depois deslize-o para trás, é importante que o joelho direito não passe do calcanhar direito. Inspire e levante o torso. Em seguida, levante os braços acima da cabeça, com as palmas das mãos voltadas uma para a outra. Expire, você poderá sentir um alongamento na região frontal das pernas e nos quadris. Mantenha a postura por alguns segundos. E depois, repita a postura com a perna esquerda para frente.

POSTURA DO GUERREIRO II

A postura do Guerreio II é uma postura forte como indica o próprio nome; a sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. Esta asana fortalece as pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do tórax e acompanhada de um mudra, pode ajudar no aumento da concentração.

Veja como fazer: Em pé, abra as pernas e deixe os pés bem firmes sobre o chão, o peso do corpo deve ser bem distribuído pelos dois pés. Depois, leve o joelho direito para frente flexionando-o sem deixar passar do calcanhar e abra as mãos com a coluna ereta. Leve as palmas das mãos para cima e junte o seu dedo indicador com o polegar como mostra na imagem . Foque a sua atenção no seu dedo médio a sua frente. Mantenha a respiração profunda, soltando os ombros e relaxando os pontos de tensão do corpo e depois faça o outro lado. 

POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PARA BAIXO

A famosa postura do Cachorro olhando para baixo auxilia o sistema nervoso, a circulação sanguínea e ainda aumenta a nossa imunidade. Além de ajudar a fortalecer os braços e ombros.

Veja como fazer: Fique em pé, incline-se para frente, eleve os glúteos para cima e para trás até encostar a palma da mão no chão, a perna pode ficar reta ou flexionada (dependendo da sua flexibilidade - o importante é nunca ultrapassar o limite do seu corpo). 

SAVASANA

Essa postura de Yoga é poderosa e traz diversos benefícios para quem a pratica como: produzir grande relaxamento para o corpo curando os transtornos causados pelo excesso de tensão, reduz terapeuticamente o risco de arritmia cardíaca, ataque cardíaco, pressão alta e colesterol e tem um efeito excelente contra a fadiga física e mental, acalmando as ondas cerebrais e estimulando a endorfina, serotonina e melatonina, hormônios que atuam no bem-estar e rejuvenescimento corporal.

Veja como fazer: Deitado em um tapete de yoga, edredom ou até mesmo no chão comece se espreguiçando como se estivesse acabado de acordar. Feche os olhos se preferir e inale e exale profundamente. Solte cada tensão do seu corpo e deixe-o ficar pesado em direção a terra, se permitindo relaxar e aproveitar esses minutos consigo mesmo sem expectativas e julgamentos. Leve as mãos sob o coração e preste atenção na sua respiração. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 06 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/