Sexta, 01 Março 2024

Listas

Uma onda verde em meio a Alphaville

Especiais

Uma onda verde em meio a Alphaville

 No bairro, é possível entrar em contato com a natureza em meio ao frenesi da grande movimentação

No lado de Santana de Parnaíba, há a Reserva Biológica do Tamboré, uma das maiores unidades de conservação (UC) ambiental em perímetro urbano (Foto: Felipe Barros)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville no dia 11 revelou que o contato com o meio ambiente está entre as características que os moradores mais gostam no bairro. Mais de 500 pessoas participaram do levantamento. 

Essa natureza na região é evidenciada por alguns números. Segundo dados mais recentes da SOS Mata Atlântica, divulgados em maio, Barueri tem 476 hectares de mata. A cidade tem "nível zero" de desmatamento desde 2012, o que significa que o desflorestamento que ocorre é menor do que 100 hectares por ano. 

Já Santana de Parnaíba tem 4.159 hectares e, desde 2021, o nível de desmatamento também é zero. Ambos os municípios são compostos, originalmente, 100% por Mata Atlântica. 

Em Alphaville, os moradores podem desfrutar do Parque Ecológico do Tietê, localizado na Av. Dr. Dib Sauaia Neto 1600. Este espaço abrange cerca de 1 milhão de metros quadrados, divididos entre o Centro de Lazer e a Área do Russo, destinados à preservação ambiental. 

Do lado de Santana de Parnaíba, há ainda a Reserva Biológica do Tamboré. Esta área preservada é uma das maiores Unidades de Conservação (UC) ambientais em perímetro urbano em todo o Brasil, abrangendo 3.673.385,71 m².

Parque Ecológico do Bacuri

Um dos projetos da Prefeitura de Santana de Parnaíba com foco no meio ambiente é a criação do Parque Ecológico do Bacuri, em Alphaville. Localizado na Lagoa do Bacuri, este espaço é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e será dedicado à educação ambiental. 

Conforme o projeto, ao qual a reportagem teve acesso em 2020, o local será aberto ao público e contará com uma área total de 14.942 metros quadrados. O parque incluirá trilhas, uma ciclovia e um espaço multiuso já existente, que passará por reformas, além de estacionamento e bicicletário. 

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento, a prefeitura continua comprometida com a implantação do parque, "no entanto, a continuidade depende de aprovações junto ao Ministério Público", afirmou.

Arborização

A administração de Barueri informou que está conduzindo projetos ambientais e investindo em obras e ações para a conservação do meio ambiente. Entre os destaques, está em andamento a elaboração de um edital para a contratação de serviços de plantio de árvores com altura superior a quatro metros. 

Alphaville atualmente possui, de acordo com a administração, 90,4 hectares de floresta, com uma área de copa de árvores totalizando 140,17 hectares. A cidade mantém a preservação de espécies ameaçadas, como o Pinheiro do Paraná, o Jequitibá e o Cedro-Rosa. 

Em julho deste ano, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente Municipal Sustentável (Condemas) de Santana de Parnaíba aprovou o programa Reflorestar. Essa iniciativa tem como objetivo implementar ações para a conservação, recuperação e proteção da cobertura vegetal no município, além de promover serviços que priorizem, principalmente, a compensação ambiental.


Parque Ecológico Tietê tem 1 milhão m². No total, Alphaville tem 90,4 hectares de floresta (Foto: Felipe Barros)
Reserva Biológica do Tamboré abrange uma área de abrangendo 3.673.385,71 m² (Foto: Felipe Barros)
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/