Parque Ecológico do Bacuri será nova área de proteção ambiental em Alphaville

No projeto, parque terá trilhas, ciclovia e um espaço multiuso, já existente, que será reformado para a realização de ações de educação ambiental (Foto: divulgação)
Além da segurança e infraestrutura, um dos grandes atrativos de Alphaville é a área verde. De acordo com dados de 2019 do "Aqui tem mata?" da Fundação SOS Mata Atlântica, Barueri, uma das cidades onde o bairro está localizado, tem 476 hectares de Mata Atlântica, o que equivale a 7,24 %. Já em Santana de Parnaíba são 4.168 hectares, o que representa 23,16 % da mata original no município. 

Para manter estas áreas preservadas, em breve, a Prefeitura de Santana de Parnaíba irá inaugurar o Parque Ecológico do Bacuri, em Alphaville. O espaço está localizado na Lagoa do Bacuri e é uma Área de Proteção Ambiental (APA), ou seja, voltada à educação ambiental. À reportagem, a gestão informou que atualmente está fazendo as tratativas com a Fundação Florestal para a criação do parque. 

Em recente entrevista à Folha de Alphaville, o prefeito Elvis Cezar afirmou que o espaço é um mapa do Tietê e terá um conceito diferente, mais valoroso. "O dinheiro já está certo, que é uma compensação da Sabesp, e o projeto está pronto", explicou o prefeito.

Infraestrutura
O Parque Ecológico do Bacuri será aberto ao público e contará com uma área total de 14.942 metros quadrados. Segundo projeto, o espaço terá trilhas, ciclovia e um espaço multiuso, já existente, que será reformado para a realização de ações de educação ambiental. 

"Estamos aguardando o envio do documento de autorização da Fundação Florestal para iniciar a reforma. O acesso ao parque será pela Avenida Universitário, e, segundo o planejamento, a ideia é que o equipamento seja entregue este ano", afirmou a secretária de Meio Ambiente e Planejamento da cidade, Veruska Carvalho, em recente entrevista à reportagem.

Outros equipamentos
Alphaville já abriga o Parque Ecológico do Tietê, que fica na Av. Dr. Dib Sauaia Neto, 1600. O espaço possui cerca de 1 milhão de m² divididos entre o Centro de Lazer e a Área do Russo e destinados à preservação ambiental.

O parque oferece muitas áreas verdes e lagos, além de diversos espaços de lazer, com trilhas, campos de futebol, playground, teatro de arena e quiosques com churrasqueiras. 

Veja mais notícias sobre Especiais.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 26 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário