Listas

Para aprimorar mobilidade urbana na cidade, Barueri cria secretaria específica

Especiais

Para aprimorar mobilidade urbana na cidade, Barueri cria secretaria específica

 Pasta vai ampliar ações para minimizar congestionamentos e reduzir acidentes

Secretaria de Mobilidade Urbana terá como prioridade planejar e executar ações para aprimorar o trabalho na gestão da mobilidade no município (Foto: Benjamim Sepulvida/Secom Barueri)

Ampliar ações para minimizar congestionamentos e reduzir acidentes de trânsito. Este é um dos principais focos neste primeiro momento da recém-criada Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), que tem como secretário Valter de Oliveira. A novidade vai ao encontro de um grande problema enfrentado na região: o trânsito. 

Segundo Valter, a secreta- ria terá como prioridade planejar e executar ações para aprimorar o trabalho na gestão da mobilidade no município e explicou que, em relação ao trânsito, atualmente, é difícil definir uma única área como crítica, pois é um problema que transcende a cidade. 

"O grande fluxo de veículos na Rodovia Castello Branco é um fator complicador do trânsito em nosso município, pois os motoristas ao depararem com qualquer interrupção na via utilizam os acessos a Barueri como vias de fuga, aumentando o número de veículos e consequentemente causando congestionamentos. Está sendo feito inventário da situação geral do trânsito no município para que possa buscar a melhor solução para cada problema", destacou. 

Soluções 

Além da execução de obras que devem trazer uma melhoria ao trânsito, como a da ligação da Av. Café do Ponto à ponte Antônio Macedo Arantes em Alphaville e da construção da nova alça de saída sobre a ponte Akira Hashimoto, também no bairro, a secretaria iniciou a elaboração de um plano de mobilidade urbana. 

O projeto tem como objetivo definir as diretrizes para o desenvolvimento da rede viária. Trata-se de uma ferramenta de planejamento para orientar o desenvolvimento do transporte nas áreas urbanas e seus arredores como instrumento de planejamento, gestão e avaliação dos sistemas de mobilidade. 

"O plano está na etapa de reuniões com as diversas secretarias que estão envolvidas na mobilidade em nosso município, inclusive estudando ferramentas que serão aplica- das para a consulta da população", explicou o secretário da pasta.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/